Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o início do processo licitatório para as obras de drenagem e urbanização dos sistemas 2 e 3 nas Bacias da Baixa do Bomfim, Boa Viagem e Massaranduba, em Salvador. Sendo esta a primeira intervenção do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3), do Governo Federal, e tem investimento inicial estimado em R$ 78,9 milhões.
As obras vão beneficiar cerca de 190 mil famílias que sofrem com os constantes alagamentos na região da Cidade Baixa. O investimento inclui ainda um Projeto Técnico Socioambiental, com recursos de R$ 2,3 milhões, que será executado em paralelo à realização das obras e será composto por ações socioeducativas, considerando os objetivos e as diretrizes do Novo PAC.
O projeto prevê a construção de uma rede de drenagem pluvial estruturada, incluindo a limpeza e cobertura do canal. A obra também contempla a urbanização, paisagismo, criação de espaços de lazer comunitário, implementação de sistemas de esgotamento sanitário e aprimoramentos na sinalização viária dos bairros envolvidos.
Segundo Jerônimo Rodrigues, obra exigirá uma interação entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a pasta de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), para um escoamento sanitário responsável, que preserve o meio ambiente.
O Novo PAC contempla outras obras cadastradas pelo Governo do Estado da Bahia, como a recuperação da BR-116, no sentido de Serrinha, a duplicação do trecho da BR-101, de Feira de Santana até Sergipe, além das barragens de Catolé, Baraúna e do Rio da Caixa.
O ministro Rui Costa citou ainda os próximos passos para investimentos do Novo PAC. "Em setembro nós lançaremos o edital para a seleção de outras obras, aí os municípios poderão apresentar projetos de escolas, de creche, de unidade de saúde; o Estado poderá apresentar proposta para ampliar a rede de policlínicas, os projetos urbanísticos", detalhou Rui.
Comentários: