A diretoria da APUB, no exercício de suas atribuições e orientada pelo compromisso com os processos democráticos nos espaços sindicais, conduziu a última assembleia geral da UFBA, no dia 6 de junho, que tinha como pauta o debate sobre orçamento das instituições federais de ensino e política de assistência estudantil (a íntegra da assembleia está disponível no canal de youtube da APUB). A pauta foi aprovada na ocasião e a diretoria garantiu rico debate, com espaço para a apresentação dos dados pela diretoria e do mesmo espaço de debate ao Comando Local de Greve, este que foi também convidado para compor a mesa. Tivemos aprovados importantes encaminhamentos (podem ser consultados aqui).
No entanto, o ambiente de democracia e respeito ao contraditório garantido pela diretoria da APUB foi, desde o início, ferido por setores ligados a grupos que disputam a hegemonia do movimento docente, através da ANDES. Criaram um clima de tensão e chacota com docentes que não pronunciavam aquilo que estava escrito em suas cartilhas. Tal tática, que nada condiz com a natureza do espaço universitário, tem sido repetida nas assembleias, repelindo muitos/as docentes desse espaço.
Ao final da assembleia do dia 6 de junho, após todos os pontos de pauta terem sido discutidos e os encaminhamentos votados, esses setores da ANDES, aos gritos, tentaram forçar a aprovação de uma assembleia para desfiliação da Apub ao Proifes, querendo obrigar a diretoria a encaminhar tal medida. Sem nenhuma previsão no rol de pautas da assembleia e com todos os pontos já encerrados, não fazia qualquer sentido esse encaminhamento. A diretoria foi então firme na decisão de encerrar a assembleia.
Desde 2009, a APUB assumiu importante papel na construção de um novo modelo de organização sindical e passou a integrar o Proifes Federação, depois de esgotamento dos métodos e das linhas políticas da direção da ANDES e sua vinculação, à época, com a CSP-Conlutas e o PSTU. Tal construção foi fruto de intenso debate e participação da categoria.
Para além de algumas conquistas salariais e de reestruturação da carreira docente, a participação da APUB no Proifes, há mais de 15 anos, tem permitido o nosso sindicato se inserir nas mais importantes agendas nacionais em defesa de planos para a educação pública. A diretoria da APUB se coloca na tarefa fundamental de reforçar o debate sobre os modelos de sindicalismo docente, a partir de métodos democráticos e livres de desinformação.
Comentários: