Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Incêndio no almoxarifado da Embasa no Cabula expõe falta de gestão de risco na empresa

Felizmente ninguém se feriu, por obra e graça da sorte e não por qualquer ação preventiva da Embasa

Incêndio no almoxarifado da Embasa no Cabula expõe falta de gestão de risco na empresa
FOTO: ALMOXARIFADO CABULA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O incêndio ocorrido no final da tarde da sexta-feira (20/01), no galpão B do Almoxarifado Central da Embasa, que fica localizado no bairro do Cabula, em Salvador, traz à luz a falta de estratégia e ação da empresa em garantir segurança às suas instalações prediais e aos (às) seus (suas) empregados (as). Felizmente ninguém se feriu, por obra e graça da sorte e não por qualquer ação preventiva da Embasa.

De acordo com informações, fartamente veiculadas pela imprensa com repercussão em todo o estado da Bahia, o fogo começou por volta das 16h50, e às 21h as chamas já haviam sido aplacadas pela ação dos profissionais do Corpo de Bombeiros. Dentro do local havia materiais de escritório, de limpeza e folheterias.

Situações como essa expõem apenas a “ponta do iceberg” da falta de preparação da Embasa para prevenir acidentes na empresa. É só dar uma olhada no que se passa nas centenas de almoxarifados do interior do estado, que têm bem menos infraestrutura para agir contra esse tipo de evento e em municípios que sequer têm Corpo de Bombeiros. 

Leia Também:

Nos últimos anos a Embasa praticamente andou para trás em relação à Saúde e Segurança do Trabalho - SST, terceirizando profissionais da área e em alguns locais eles (elas) nem existem, como é o caso do Parque do Cabula onde fica o almoxarifado central. Outra reclamação geral é a falta de investimento e de estruturação de equipes interdisciplinares para levantar as demandas e encaminhar as resoluções pertinentes, a exemplo da construção de locais de trabalho salubres e seguros. 

É bom lembrar que a Embasa tem um Acordo assinado com o Ministério Público do Trabalho – MPT, após condenação em ação civil pública, em que se comprometeu a cumprir e fazer cumprir 72 itens e 22 subitens das Normas Regulamentadoras - NRs, que versam sobre a legislação de Saúde e Segurança do Trabalho, cujos descumprimentos foram levantados pela fiscalização do MPT, que encontrou graves irregularidades. Até o momento a empresa vem realizando muito parcialmente essas obrigações, que pode ensejar multa de pelo menos R$ 10 mil por item não cumprido.

Diante da urgência dos fatos, nos próximos dias o Sindae traçará um planejamento para iniciar as fiscalizações das condições de segurança contra incêndio dos almoxarifados da Embasa em todo o estado. Em especial o sindicato irá cobrar da empresa os planos de contingência e emergência para cada local, de acordo com o grau de risco apresentado, bem como a adequação das instalações e vistorias dos órgãos competentes.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também