Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Fim da COE é continuidade do desmonte no Trânsito de Mercadorias

É a COE quem monitora todo o fluxo de mercadorias que circula na Bahia

Fim da COE é continuidade do desmonte no Trânsito de Mercadorias
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria da Fazenda da Bahia segue firme em seu propósito de desmontar o Trânsito de Mercadorias. As notícias que dão conta do fim da Coordenação de Operações Estaduais da Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (COE) é apenas mais um passo em uma ação coordenada, porém não declarada, de desativação de um setor importante para o monitoramento do cumprimento das obrigações fiscais pelo contribuinte e o combate à sonegação de ICMS.

É a COE quem monitora todo o fluxo de mercadorias que circula na Bahia. Apesar da falta de investimento e do déficit de pessoal no setor, a Coordenação é responsável pelo cruzamento de dados que permite à Sefaz-BA dar mais agilidade na resolução das pendências de contribuintes que passam pelos postos fiscais. É uma etapa do combate ao delito fiscal.

O pior, é que a falta de investimento e a falta de pessoal não permitiram a organização em sistema informatizado da expertise acumulada nos anos em que a Coordenação funcionou. Com isso, perdeu-se a possibilidade de confirmação da fiscalização em tempo presente e do regime sumário de tributação. Ou seja, foi destruída, numa só tacada, o presente e o futuro do Trânsito de Mercadorias.

Leia Também:

Engraçado é que, quando foi conveniente, a Sefaz-BA usou a COE para sua propaganda. Em pomposo documento de 2022, intitulado “MODELO BAHIA DE GESTÃO – MAIS DESENVOLVIMENTO PARA OS BAIANOS”, a Coordenação mereceu destaque. Veja o que está escrito em texto de pouco mais de um ano.

“O cruzamento de dados dos documentos fiscais eletrônicos também colaborou para a modernização da fiscalização do trânsito de mercadorias, com forte atuação da Coordenação de Operações Estaduais da Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (COE) e da Central de Monitoramento do Trânsito de Mercadorias (CMT).

Com base nos cruzamentos realizados pela COE, a Bahia desenvolveu um procedimento pioneiro no Brasil, o Canal Verde, que consiste no envio, às transportadoras cadastradas, dos dados sobre pendências fiscais das mercadorias em trânsito. Com isso, os veículos dessas empresas não precisam parar nos postos fiscais, o que reduz o tempo e o custo do transporte e torna a fiscalização mais assertiva, já que as mercadorias só podem ser liberadas pela transportadora após o pagamento, pelo contribuinte, dos tributos em aberto.”

Ou seja, de um ano para o outro, tudo pode mudar. Os sonegadores agradecem.

FONTE/CRÉDITOS: Sindsefaz
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também