Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Em Pilão Arcado, prefeito convoca Audiência Pública relâmpago para privatizar o SAAE

Ação vai gerar grande prejuízo para a população

Em Pilão Arcado, prefeito convoca Audiência Pública relâmpago para privatizar o SAAE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um assunto de enorme importância e que afetará a vida de todos (as) moradores (as) de Pilão Arcado, mas o prefeito do município, Orgeto dos Santos, resolveu chamar uma Audiência Pública para debater o projeto de privatização do SAAE numa terça-feira, logo após as festas juninas. O objetivo claro desta data foi tentar esvaziar as discussões e passar o “rolo compressor” para entregar o saneamento de Pilão Arcado à iniciativa privada por 35 anos. E até aqui o mesmo modus operandi de sempre: empresas mentem para a população com falsas promessas de investimentos. Contudo, a população precisa “abrir os olhos”, pois essa negociação envolve mais de R$ 85 milhões, conforme foi confessado na própria na Audiência Pública, sendo que essa "dinheirama" vai sair do bolso da população.

De acordo com o estudo, que foi apresentado pela prefeitura na Câmara de Vereadores, chamado de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, esses recursos seriam aplicados em investimentos. Acontece que a população só ficou sabendo da Audiência Pública devido à mobilização realizada pelo Sindae. A verdade é que as promessas apresentadas não convenceram ninguém, uma vez que o histórico dessas empresas é de embolsar o dinheiro arrecadado com conta de água e não aplicar em obras e melhorias no saneamento. Isso porque, quase sempre, os agentes privados preferem enganar a terem que realizar investimentos. O que se reflete em uma fiscalização frouxa dos agentes públicos nos cumprimentos de metas dessas empresas.

Lembrando que, no caso de Pilão Arcado, a população teria que custear, através do próprio “bolso”, os R$ 85 milhões em supostos investimentos, mas esse valor, a ser pago pela população, não inclui o custo operacional e o lucro da empresa privada, a ser embutido na conta de água.

Leia Também:

Como o Sindae tem denunciado, para espanto de quase ninguém, nessa Audiência Pública só apareceu uma empresa interessada, a mesma que atuou em Serra do Ramalho e Xique-xique, onde a privatização está sendo questionada pelo Ministério Público por irregularidades no edital de licitação. Não se deixe enganar, os privatistas chamam o processo pelo nome de Concessão ou PPP para desviar o foco. Contudo, é uma entrega ainda mais perversa do patrimônio público.  

Pelo que ficou demonstrado na Câmara de Vereadores, a população não vai aceitar esse absurdo passivamente.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também