O Sindae esteve na tarde da segunda-feira (09/10) na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Jacuípe I, em Feira de Santana, para dialogar com os operadores e realizar levantamentos de necessidades de melhorias das condições de trabalho no local. Em meados do mês passado, o sindicato esteve realizando esse mesmo trabalho de visitação na Estação de Tratamento de Água de Conceição da Feira, que é a segunda maior da Embasa, responsável por 100% do abastecimento de água do município de Feira de Santana e de mais cinco municípios da região.
Na ETE Jacuípe I, entre algumas situações passíveis de melhorias encontradas, chamaram a atenção dos representantes do Sindae o calor, quase que insuportável, que enfrentam os operadores quando necessitam utilizar a sala de vivência (cozinha e refeitório) e a sala do operador, onde são executadas atividades de escritório. Claramente, as construções desses espaços não consideram a incidência do sol e a obrigatoriedade de conforto térmico no ambiente de trabalho. Outras queixas, que serão oportunamente apresentadas à Embasa, são, segundo informações, a iluminação precária da ETE e a falta de conserto e manutenção em alguns equipamentos que compõem o processo de tratamento do esgoto, o que dificultaria a eficiência na realização do trabalho.
Seguindo o seu planejamento estratégico, definido no final do ano passado, o Sindae vem intensificando o processo de fiscalização das condições de trabalho nas unidades operacionais da Embasa.
Representando o Sindae, nesta visita à ETE, estiveram presentes o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, e o Diretor de Base de Feira de Santana, Clovis Filho.
Comentários: