Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Em ato no Rio pelo fim dos equacionamentos da Petros, petroleiros mostram que paciência chegou ao fim

Bahia tem participação de destaque na mobilização

Em ato no Rio pelo fim dos equacionamentos da Petros, petroleiros mostram que paciência chegou ao fim
Foto: Maria João Palma/FUP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa do Sistema Petrobrás subiram o tom durante o ato unificado pelo fim dos equacionamentos da Petros que aconteceu em frente à sede da estatal no Rio de Janeiro, na quarta-feira (13), reunindo petroleiros (as) de diversos estados do Brasil, entre eles da Bahia, que teve destaque por ter levado a maior delegação para a mobilização.

Insatisfeitos e passando por diversos problemas financeiros e até emocionais devido às cobranças extraordinárias efetuadas pelo fundo de pensão, eles decidiram que, se não houver solução imediata para o problema, vão acampar em frente à sede da Petrobrás, no RJ, até que a Companhia pague o que deve à Petros e, consequentemente, os equacionamentos possam chegar ao fim.

Este foi o 3º ato unificado convocado pela FUP, FNP e demais associações que representam os participantes e assistidos da Petros. “Apesar da Petrobrás ter sinalizado que apresentaria uma proposta para a questão das cobranças extraordinárias, não podemos esperar de braços cruzados enquanto cerca de 55 mil pessoas – principalmente os aposentados e pensionistas petroleiros – têm as suas vidas prejudicadas porque realmente não têm condições de pagar esses equacionamentos. No final do mês a conta não fecha. O dinheiro não dá”, reclama o diretor de comunicação do Sindipetro Bahia e conselheiro deliberativo eleito da Petros, Radiovaldo Costa. Para ele, só a luta vai garantir a solução para esse grave problema.

Leia Também:

Bahia

A decisão da diretoria do Sindipetro Bahia de investir nos atos pelo fim dos equacionamentos foi acertada, pois teve um excelente retorno da categoria, principalmente dos aposentados e pensionistas da capital e interior que vêm fazendo questão de participar de todas as mobilizações.

Um bom exemplo foi este último ato que aconteceu no Rio de Janeiro, cuja maior delegação foi a da Bahia, que saiu de Salvador e cidades do interior do estado na segunda-feira (11) em direção ao Rio, enfrentando mais de 50 horas de estrada entre ida e volta.

O Sindipetro-BA disponibilizou quatro ônibus leito, dando todo o suporte para os seus associados e associadas que se inscreveram para participar do ato, enviando, inclusive, uma enfermeira caso houvesse necessidade de atendimento de primeiros socorros. É o recurso da categoria sendo usado da melhor forma: na luta em defesa dos direitos dos petroleiros e petroleiras.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também