Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Como em várias ETAs da Embasa no interior do Estado, escala de seis horas é grande tormento

Nesta escala, Operadores (as) têm que trabalhar quase que diariamente e em horários de entrada e saída com bastante dificuldade de transporte

Como em várias ETAs da Embasa no interior do Estado, escala de seis horas é grande tormento
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã deste sábado (18/11), o Sindae esteve na Estação de Tratamento de Água - ETA de Itapé, pertencente à Unidade Regional de Itabuna, localizada no sul do Estado. Embora as boas condições da Estação, e necessidade de pequenas intervenções de melhorias, em Itapé, os Operadores reivindicam principalmente a mudança da escala de seis horas. 

Nesta escala, Operadores (as) têm que trabalhar quase que diariamente e em horários de entrada e saída com bastante dificuldade de transporte. Para se ter uma ideia, existem casos em que esses (essas) trabalhadores (as) estão sujeitos (as) a dois turnos no mesmo dia, a exemplo daqueles (as) que pegam o turno de meia noite até às 6 da manhã e retornam às 18 horas do mesmo dia, casos em que o Sindae verificou no extremo sul do estado. Além de prejudicar o convívio familiar desses (dessas) profissionais, isso tem elevado significativamente o custo com transporte, uma vez que, em muitos casos, a empresa tem se recusado a custear.

Uma alternativa que tem sido levantada para as ETAs que operam 18 horas por dia é a implantação do turno de 9 horas. Assim, a quantidade de turnos por Operador (a) cairia de 24 para 16. No início desta semana, o Sindae solicitou da Diretoria de Gestão Corporativa da Embasa - DG um estudo para aplicação dessa nova modalidade de escala. 

Leia Também:

Na próxima semana, o Sindae vai voltar a cobrar celeridade da Embasa para resolver essa situação das escalas dos (das) Operadores (as), que é de extrema urgência, ao mesmo tempo em que atuará junto às gerências locais e regionais para solução das situações de riscos e melhorias das condições ambientais de trabalho levantadas.

Nessas visitas às ETAs, o sindicato tem identificado situações alarmantes que precisam de intervenções urgentes da Embasa, a exemplo de condições de trabalho consideradas de risco grave e iminente, falta de estrutura básica e de segurança física dos (das) Operadores (as). Todos esses levantamentos do sindicato têm sido encaminhados à Embasa para as providências necessárias, entretanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo (pelas) Operadores (as), e que lhes causam enormes desgastes físicos e psicológicos, é, com certeza, a implementação do turno de seis horas.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também