Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Campanha salarial: Apub convoca Assembleia para o dia 12/3

Governo manteve seu posicionamento de reajuste 0 (zero) para a categoria este ano

Campanha salarial: Apub convoca Assembleia para o dia 12/3
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Docentes das IFES já acumulam 35% de defasagem salarial até fevereiro de 2024. Na 7ª Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Governo manteve seu posicionamento de reajuste 0 (zero) para a categoria este ano, propondo 9% de reajuste em duas parcelas (4,5% em 2025 e 4,5% em 2026). O Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, representante do Governo na MNNP, alegou que o Governo conta com um aumento da arrecadação até maio, para, então, estabelecer algum índice de reajuste ainda este ano.

“A proposta geral para os servidores públicos é muito ruim, e também não tivemos avanço na discussão da mesa específica. Agora, a gente precisa aproveitar para discutir com a categoria, dialogar, debater e, principalmente, pensar como nos movimentamos do ponto de vista das mobilizações”, avalia a presidenta da Apub, professora Marta Lícia Teles. Em função disso, a Apub convocou assembleia geral para o próximo dia 12 de março, 14h, na Escola Politécnica da UFBA.

O resultado da Mesa de Negociação vem depois de um ano de mobilização – ao longo de todo o ano de 2023, o trabalho dos sindicatos resultou, no ano passado, em  9% de reajuste emergencial e reajuste dos benefícios. Esse ano, porém, o Governo insiste em adiar o reajuste salarial para o ano que vem, concedendo aumento apenas para os benefícios: auxílios alimentação, saúde suplementar e creche, que serão reajustados em 51,06%, o que penaliza docentes aposentados e rompe nosso pacto de paridade.

Leia Também:

Quando o assunto é Carreira Docente, a situação também se manteve inalterada: na terceira reunião da Mesa de Negociação Específica da Educação, realizada em 22 de feverereiro, o Secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijoó, rejeitou a proposta do PROIFES de redução do tempo da carreira e não se posicionou sobre a desigualdade do piso salarial – hoje, professores graduados 40h do EBTT (Ensino básico técnico e tecnológico) e do MS (Magistério Superior) recebem R$3.412,63, abaixo do piso estabelecido que é de R$ 4.580,57. A suspensão da obrigatoriedade de ponto para os professores EBTT, outra pauta do PROIFES, também não recebeu resposta.

A Apub convoca a categoria para discutir sobre as negociações salariais e sobre a carreira docente do Magistério Superior e EBTT; bem como sobre as mobilizações nacionais e locais em torno dessas pautas. A Assembleia Geral da Apub acontece no dia 12 de março, às 14h, no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA. Junte-se a nós!

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia