Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 13 de Outubro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Bahia: Emprego aumenta no 1° trimestre do ano, mas estado segue na ‘vice-liderança’ nacional do desemprego, aponta IBGE

Entre 1⁰ e o 2⁰ trimestres de 2023, a Bahia passou de 5,216 milhões para 6,023 milhões de trabalhadores

Bahia: Emprego aumenta no 1° trimestre do ano, mas estado segue na ‘vice-liderança’ nacional do desemprego, aponta IBGE
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Bahia fechou o primeiro trimestre de 2023 com cerca de 30 mil trabalhadores (as) a mais do que no mesmo período do último ano, é o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD), divulgada na terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o aumento de empregos verificado, a taxa de desocupação no estado é de 13,4%: muito acima da média nacional, que foi de 8,0%.

Entre 1⁰ e o 2⁰ trimestres de 2023, a Bahia passou de 5,216 milhões para 6,023 milhões de trabalhadores, ou seja, houve mais de 139 mil pessoas trabalhando de um trimestre para o outro. Já Salvador saiu da liderança do ranking das maiores taxas de desocupação entre as capitais do país. No segundo trimestre, o município tinha cerca de 1,348 milhão de pessoas trabalhando, 15 mil a mais que no primeiro trimestre. No segundo trimestre do ano, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma taxa de desocupação de 16,6%, tornando-se a segunda maior entre as regiões metropolitanas do país estudadas pela PNADC, ficando atrás somente da RM Recife (16,9%).

O aumento do número de trabalhadores (as) na Bahia, de abril a junho, se deu aos (às) empregados (as) com carteira assinada, que no período foram cerca de 1,605 milhão de pessoas, e também aos (às) do setor público, que juntos somaram 834 mil. Dentre as atividades que mais se destacaram e geraram empregos no estado no segundo trimestre deste ano, foram as de reparação de veículos automotores e motocicletas, com mais de 73 mil pessoas ocupadas nesse ramo. Em segundo lugar está a ocupação no setor da administração pública (mais de 55 mil), seguida pela atividade de informação, comunicação e atividades financeiras (mais de 53 mil).

Leia Também:

Por outro lado, os segmentos que tiveram uma queda na geração de emprego no estado foram à indústria geral (menos 51 mil ocupados) e transporte, armazenagem e correio (menos 26 mil trabalhadores).

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia