Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

APUB garante prazo para regularização das promoções e progressões docente durante audiência com reitoria

Presidenta Marta Licia reforçou que a APUB segue à disposição junto ao seu grupo de trabalho para participar de comissões em parceria com a PRODEB

APUB garante prazo para regularização das promoções e progressões docente durante audiência com reitoria
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na tarde de ontem, 04, à pedido da Apub sindicato, foi realizada uma audiência entre a gestão atual da APUB, o magnífico Reitor Paulo Miguez, Jeilson Barreto Andrade, Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) e Leonardo Muricy, Coordenador de Desenvolvimento Humano (PRODEP), para tratar de assuntos relacionados à categoria docente.

A pauta foi composta por diversos pontos; como a discussão sobre o processo de Promoção e Progressão dos/as professores/as, melhoria das condições de trabalho no interior da universidade; a cobrança retroativa do VPNI, o Processo do RSC EBTT/UFBA e o reposicionamento na Carreira, Alteração do art. 124 do Regimento Interno da UFBA.

Entre os pontos de reivindicações apresentados, o mais importante está relacionado a questão da Promoção e Progressão docente. Na ocasião, a Apub formalizou o pedido de reabertura de prazo administrativo para regularização das progressões e promoções acumuladas e foi atendida com a readequação do calendário para os professores/as que possuem progressões acumuladas. A nova data é de 15 de junho a 16 de setembro. “A audiência representou uma grande vitória para os professores e professoras da UFBA, sobretudo os que estão com processos de progressão e promoção em atraso e que terão a oportunidade de atualizar os interstícios, sem prejuízo das datas, ou seja, regularizando os processos em atraso, poderão continuar a realizar o avanço na carreira, sem perda de anos de trabalho”, comemorou a diretora financeira da APUB, Fernanda Almeida.

Leia Também:

A dirigente reforçou ainda que a audiência com a PRODEP e a Reitoria estava sendo muito aguardada para cumprimento de alguns “combinados” que dependiam de ajustes por parte da administração central. “Em relação à Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico temos dois pontos: o primeiro tem a ver com a manutenção da decisão de não encaminhar uma nova proposta de Resolução para a concessão de RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) uma vez que aguardamos a sentença da justiça, no sentido de garantir o direito das professoras desta carreira na UFBA de serem avaliadas a partir da Resolução n° 08/2016, visto que, com o governo passado a nossa Resolução deixou de ser homologada pela CPRSC e isso acarretou prejuízos para as docentes desta carreira na UFBA. O segundo tem a ver com a necessidade de ajustar a resolução n° 03/2016, a fim de que as docentes do EBTT tenham a possibilidade de solicitar a Promoção à Classe Titular sem precisar utilizar a regulamentação que foi criada com base nas especificidades da Carreira do Magistério Superior”, explicou.

Ainda sobre o processo de Promoção e Progressão a presidenta Marta Licia reforçou que a APUB segue à disposição junto ao seu grupo de trabalho para participar de comissões em parceria com a PRODEB para informatização dos processos para garantir mais celeridade e assegurar o direitos dos professores/as.

No que se refere a melhoria das condições de trabalho dos docentes, a presidenta  pontuou que o cenário atual é mais otimista, e que isso passou por um processo de muita luta e resistência do movimento sindical para a manutenção da democracia no país, mas agora é preciso estar atento para trilhar outros caminhos. “ Iniciaremos consultas, discursões e debates para fazer levantamentos sobre a própria heterogeneidade como os docentes da UFBA vivenciam a degradação das suas condições de trabalho e estamos na expectativa de fazer desse processo um momento muito informativo, no sentido da gente compreender quais serão os recursos do montante anunciado pelo Ministério da Educação, através da recomposição do orçamento das universidades, para que com a sinalização do orçamento a gente compreenda qual o valor que será destinado à UFBA. E a partir disso, vamos precisar discutir muito esses dados e realizar planejamentos junto com a categoria, para que de fato os recursos possam vir a aliviar no primeiro momento e aperfeiçoar as nossas condições de trabalho”, avaliou.

Presenças

O encontro entre o movimento docente e o reitor Paulo César Miguez, contou com a participação do Jeilson Barreto Andrade, Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) e Leonardo Muricy, Coordenador de Desenvolvimento Humano (Prodep). A presidenta da APUB, Marta Licia, foi acompanhada por uma comissão formada por quatro diretores: Barbara Coelho, diretora Administrativa, (ICI/UFBA); Fernanda Figuerêdo, diretora Financeira,  (Creche/UFBA); Jaílson Alves, diretor de Comunicação e Cultura,  (IQ/UFBA); Manoel Marcos, diretor Social e de Aposentados (Física/UFBA); e 2 representantes do Gt Carreira, Progressão, Previdência e Saúde dos Professores Apub, professor Gilberto Sassi (IME/UFBA) e a professora Meran Vargens (Teatro/UFBA).

FONTE/CRÉDITOS: APUB
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também