Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Acelen: excessos e perseguições no setor de SSMA colocam trabalhadores(as) da refinaria em risco

O caso, infelizmente, não é único: outras denúncias de demissão sem justa causa têm chegado ao sindicato

Acelen: excessos e perseguições no setor de SSMA colocam trabalhadores(as) da refinaria em risco
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os técnicos de segurança que trabalham na Refinaria gerida pela Acelen vêm sofrendo perseguições e excessos no setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), segundo denúncias recebidas e apuradas pelo Sindipetro Bahia. O ambiente de medo e instabilidade criado pela nova coordenação do setor fez, segundo os próprios técnicos, triplicar o número de incidentes de segurança, o que inclui os acidentes de trabalho, aumentando o risco para todos os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria.

Desde o ano passado, o Sindipetro Bahia tem levado todas as denúncias ao setor de Recursos Humanos da Acelen, garantindo anonimato a quem denuncia. Além disso, questionamentos foram feitos à empresa, que nunca os respondeu.

Nesse período a única ação da empresa foi uma roda de conversa com trabalhadores(as) do setor de SSMA para tratar do tema, assegurando a confidencialidade dos presentes. A reunião, porém, não passou de uma armadilha: um dos técnicos que manifestou sua opinião foi demitido. Vale destacar que o trabalhador tem larga experiência e qualificação, com grande conhecimento dos procedimentos e equipamentos utilizados pela função que exercia. De acordo com ele, nenhuma justificativa lhe foi apresentada.

Leia Também:

O caso, infelizmente, não é único: outras denúncias de demissão sem justa causa têm chegado ao sindicato, de trabalhadores(as) que não possuem histórico de faltas ou advertências. É importante salientar que o canal mais seguro para qualquer denúncia trabalhista é o sindicato. Não é prudente confiar nos canais da empresa, pois nem sempre a ação tomada será do interesse do(a) trabalhador(a).

A diretoria do Sindipetro-BA manifesta seu repúdio a demissões injustificáveis, é inadmissível o que está acontecendo no setor de SSMA da Acelen. A diretoria e sua assessoria jurídica estão acompanhando a situação, exigindo transparência, respeito e cuidado com petroleiros e petroleiras.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também