Começou nesta terça-feira, 27, no Paraná, a 11ª Plenária Nacional da FUP, com a participação de cerca de 200 trabalhadoras e trabalhadores petroleiros de todo o Brasil. O evento, que prossegue até sexta, dia 30, volta a ser realizado na Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), na cidade de Lapa, que sediou há 15 anos a 1ª Plenafup.
Criada e mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a escola passou por reformas, com modernização de equipamentos, alojamentos e banheiros para receber as delegações petroleiras, que mais uma vez, dão exemplo de solidariedade classista, ao fortalecer os espaços coletivos de luta.
Com o tema “Juntos somos mais fortes: Em defesa da Petrobrás integrada”, a 11ª Plenafup debaterá questões relacionadas às pautas da categoria petroleira e também celebrará os 30 anos da FUP e a luta que resultou na reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná. As mesas temáticas serão transmitidas ao vivo, pelo canal da FUP no Youtube.
Hoje, pela manhã, as delegações participaram de um emocionante ato político em Araucária, com os trabalhadores que retornaram à Fafen, após quatro anos de fechamento da fábrica.
Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece a cerimônia de abertura da Plenafup, com a participação de lideranças sindicais e dos movimentos sociais. Na sequência, será realizada a primeira mesa temática, que debaterá a Conjuntura Nacional.
Comentários: