Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Trabalhadores do SAAE de Alagoinhas rejeitam proposta do ACT e decidem continuar na mesa de negociação

Uma nova rodada de negociação ficou de ser agendada pelos representantes do município

Trabalhadores do SAAE de Alagoinhas rejeitam proposta do ACT e decidem continuar na mesa de negociação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã desta quinta-feira, 21/08, a comissão de negociação composta por diretores do SAAE e representantes da prefeitura apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 5,9%, abaixo do INPC acumulado no ano base 2024/25, que seria aplicado apenas nos salários base dos trabalhadores. A direção do Sindicato, representada por Gilson Guimarães e Orlando Santos, levou a proposta para ser votada em assembleia, e a mesma foi rejeitada por unanimidade.

Segundo o atual gestor do SAAE, o engenheiro Renavan Sobrinho, a autarquia passa por insuficiência de caixa para qualquer aumento de despesa.

O Sindicato apurou que a atual situação que está acontecendo no SAAE é decorrente da falta de uma boa gestão no passado, em que se gastou mais do que a arrecadação, e isso foi se acumulando ao longo de anos, chegando a este ponto. Mas o SINDAE também chama a atenção da direção do SAAE e dos representantes da prefeitura de que essa conta não pode ser paga pelos trabalhadores, que não têm culpa alguma nisso.

Leia Também:

Os trabalhadores só estão reivindicando aquilo que lhes é de direito, que é, no mínimo, a reposição inflacionária.

Na mesa de negociação, foi informado à direção do SINDAE que a dificuldade em conceder o reajuste salarial do INPC no salário e no vale alimentação se deve a um acordo que o prefeito fez com os demais servidores, em que, caso os trabalhadores do SAAE tivessem reajuste acima dos demais servidores, o município deveria completar a diferença para os demais servidores municipais.

A direção do sindicato deixou muito claro na mesa de negociação que não irá aceitar negociar os interesses dos trabalhadores do SAAE condicionados à situação dos demais servidores municipais, porque o SAAE é uma autarquia autônoma que possui independência financeira, ou seja, não depende do tesouro público municipal. Condicionar a negociação dos 160 trabalhadores do SAAE à situação de quase 2 mil servidores municipais, que o SINDAE não representa, não pode ser argumento utilizado em uma mesa de negociação, pois fere o princípio da autonomia sindical garantida pela Constituição Federal.

Uma nova rodada de negociação ficou de ser agendada pelos representantes do município para voltar à mesa de negociação.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também