Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro protesta contra proposta de mudança da Acelen em pagamento do PPR

No último dia 4, a Acelen enviou ofício ao Sindipetro-BA manifestando a intenção de adicionar uma nova cláusula ao PPR

Sindipetro protesta contra proposta de mudança da Acelen em pagamento do PPR
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em ato no Trevo da Resistência, na manhã desta segunda-feira (9), petroleiros e petroleiras que trabalham na Acelen protestaram em um só coro: não irão aceitar retrocessos em relação ao Programa de Participação de Resultados (PPR). “Não cabe rebobinar a fita das cláusulas já definidas na mesa”, afirmou a coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, em alusão à proposta da Acelen, enviada neste mês de dezembro, que cria uma nova condicionante para o pagamento do PPR. “[A Acelen] não pode agora, no apagar das luzes, mudar as regras do jogo. Os trabalhadores não vão aceitar”, decretou.

No último dia 4, a Acelen enviou ofício ao Sindipetro-BA manifestando a intenção de adicionar uma nova cláusula ao PPR, condicionando seu pagamento à “existência de fluxo financeiro suficiente para que o pagamento do PPR não coloque em risco o funcionamento operacional da empresa”. Ou seja, vinculando o fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro) como um dos indicadores do programa, em que pese tais informações financeiras nunca terem sido compartilhadas com o sindicato, além do fato notório que as saídas de dinheiro são de exclusiva decisão da empresa.

Em cima do carro de som, o diretor do Sindipetro-BA, Diogo Teixeira, relembrou o histórico de tratativas entre a empresa e o sindicato, criticando a mudança repentina na proposta patronal. “Depois de um longo caminho nas negociações, a Acelen quer mudar as regras aos 45 [minutos] do segundo tempo. Não podemos aceitar, precisamos fazer um movimento forte, para que a empresa entenda que os trabalhadores não vão abrir mão do pagamento do seu PPR”. Outro dirigente sindical, Vanilson Rios, acrescentou: “A Acelen aparece muito bem na mídia, apresentando vários recordes. Esse bom resultado tem que chegar no trabalhador e na trabalhadora”.

Leia Também:

A direção do Sindipetro-BA busca finalizar a negociação dos indicadores apresentados, em mesa de negociação, para o PPR de 2024 com a Acelen, sem retrocessos nos termos já tratados em mesa. A entidade cobra da empresa uma reunião urgente para tratar o PPR de forma definitiva.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também