Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro Bahia participa de ato que marca o renascimento da indústria naval na Bahia

A coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, espera que os anúncios apontem a direção que a Petrobrás deve seguir

Sindipetro Bahia participa de ato que marca o renascimento da indústria naval na Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante o evento que marcou a retomada das atividades do Estaleiro Enseada, em Maragogipe, na tarde desta quinta-feira (9), uma comitiva do Sindipetro Bahia participou da celebração pelo renascimento da indústria naval na Bahia — um marco importante para a geração de empregos, renda e desenvolvimento regional.

Mas o momento também foi de posicionamento firme em defesa dos trabalhadores e da soberania nacional. O sindicato reafirmou pautas históricas da categoria petroleira, como a reestatização da RLAM, o fim dos equacionamentos, manutenção do polo Bahia e a insatisfação com a terceirização irrestrita na Fafen, assim como a ameaça de parceria na PBio.

Liderando a comitiva, a coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, espera que os anúncios apontem a direção que a Petrobrás deve seguir. “Viemos celebrar o retorno do estaleiro, que vai gerar emprego, renda e retomar o desenvolvimento da região, e que só foi possível por causa de investimentos do Governo Federal e da Petrobrás. É exatamente esse o caminho que desejamos que a Petrobrás trilhe aqui na Bahia: mais investimentos, expansão da produção e manutenção da gestão estatal de suas unidades”, lembrando ainda da reestatização do que já foi privatizado.

Leia Também:

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, subiu ao palco para agradecer ao presidente Lula pela retomada da indústria naval a partir de encomendas aos estaleiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, agora, da Bahia. Deyvid, no entanto, apontou que a conquista é fruto de luta e articulação da classe trabalhadora. “Fizemos audiências públicas em todas as cidades do Recôncavo baiano, cujo resultado foi a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás. E todo esse movimento gerou isso que nós estamos vendo. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras!”, gritou o coordenador, levantando o público.

Radiovaldo Costa, deputado estadual pelo PT baiano, reiterou as pautas petroleiras, adicionando que alguns dirigentes sindicais aproveitaram o evento para conversar com a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard. “Cobramos a manutenção desses investimentos, e também que seja resolvido o problema dos equacionamentos, uma solução definitiva para nossos aposentados, aposentadas e pensionistas. Ela se colocou à disposição para conversar conosco sobre a situação da Bahia”, informou.

O Sindipetro Bahia segue presente lutando por uma Petrobrás pública, forte em nosso estado e a serviço do povo brasileiro — e por uma Bahia que continue avançando com emprego, justiça e dignidade para sua gente.

FONTE/CRÉDITOS: Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também