Na manhã desta quinta-feira (20/02), os (as) trabalhadores (as) da Emasa se reuniram em uma assembleia altamente participativa, realizada na Estação de Tratamento de Água Principal, no bairro São Lourenço, em Itabuna, para discutir a pauta de reivindicações e dar o pontapé inicial nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A (Emasa).
Durante a reunião, a categoria teve a oportunidade de debater, cláusula por cláusula, as propostas que serão levadas à mesa de negociação. Entre os principais pontos abordados, estão as cláusulas administrativas, de saúde e segurança — estas com validade de dois anos — e as cláusulas de impacto econômico, que terão vigência até a data base do próximo ano.
Uma das principais reivindicações da categoria para este ano é garantir o avanço no ganho real, já que os salários dos (das) trabalhadores (as) da Emasa estão consideravelmente defasados quando comparados aos praticados em empresas do mesmo setor. A busca por melhores condições de trabalho e uma remuneração mais justa é uma prioridade para o Sindae, que visa recuperar o poder de compra da classe trabalhadora.
Na próxima segunda-feira, o sindicato enviará à Emasa a pauta de reivindicações aprovada durante a assembleia, juntamente com os nomes dos representantes da categoria que participarão das negociações do ACT. Também será sugerida uma data para a primeira reunião de negociação, com o objetivo de avançar nas discussões e garantir os direitos dos (das) trabalhadores (as).
Vamos à luta!
Comentários: