Na manhã da quarta-feira, dia 23 de outubro, a assembleia extraordinária virtual dos técnicos e analistas universitários da UNEB aprovou a proposta de reajuste salarial das carreiras, válida para os anos de 2025 e 2026. A proposta foi fruto das negociações entre o Fórum dos Técnicos e o Governo da Bahia.
Com a participação de 89 servidores, a votação registrou 4 votos contrários e 2 abstenções. Além de aprovar as tabelas de reajuste, os participantes concordaram em definir o mês de março como data de implementação. A assembleia da UEFS também aprovou a proposta.
Os diretores sindicais Gisele Pinto, do SINTEST UEFS, e Firmino Júlio, diretor-geral do SINTEST UNEB, apresentaram a proposta negociada com o governo, que foi baseada em um estudo realizado pelo Fórum, com o apoio do Dieese, e considerou as perdas salariais acumuladas de 54%.
O Governo do Estado apresentou contraproposta que inclui reajustes nos anos de 2025 e 2026, incidindo sobre vencimentos e gratificações, com a data-base em agosto. No entanto, essa sugestão foi prontamente rejeitada pelo Fórum, que defendeu a antecipação para março ou abril.
Durante a assembleia, foi informado que os servidores dos Núcleos de Apoio à Saúde (Nas) e do CEPED também terão seus vencimentos valorizados, conforme proposto nas negociações.
“A recomposição financeira deve atender não apenas à reestruturação do plano de carreira, mas também ao resgate das carreiras universitárias, com foco na valorização e no respeito aos servidores”, afirmou Firmino Júlio.
Ao apresentar as tabelas de reajuste para técnicos e analistas com carga horária de 30h e 40h, Gisele enfatizou que, embora os ganhos ainda sejam insuficientes, eles representam um avanço significativo na luta conduzida pelo Fórum em parceria com a categoria.
As tabelas de reajuste com os índices serão divulgadas após a assinatura oficial do acordo.
Comentários: