Com o tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, o Seminário Internacional da Educação promovido pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE) reuniu cerca de 300 representantes de sindicatos da educação para discutir as prioridades para o futuro do setor educacional.
Representando a Apub Sindicato, a presidenta em exercício, Clarisse Paradis, e a diretora administrativa, Bárbara Coelho, participaram do evento ocorrido no Ceará, e ressaltaram a importância dessa articulação para o fortalecimento da luta da categoria e em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade. Também participou na delegação a professora Eliane Gonçalves (Unilab/Campus dos Malês) pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia.
A atividade aconteceu em paralelo à reunião dos ministros de Educação do G20. Temas como o papel transformador da educação; a importância da colaboração entre as entidades sindicais; a crescente escassez de professores apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco); os desafios no financiamento e na valorização dos profissionais da educação estiveram no centro dos debates. A experiência da Unilab como projeto de internacionalização da educação no contexto dos PALOPS foi apresentada como um avanço e que necessita de maior investimento.
Do Brasil, participam os representantes da direção e de entidades filiadas à CNTE, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – (PROIFES).
Comentários: