Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Absurdo: trabalhador da Núcleo é demitido durante greve

A assessoria jurídica do Sindipetro-BA foi rapidamente acionada e segue em busca de todos os caminhos possíveis para que a empresa retroceda na demissão do trabalhador

Absurdo: trabalhador da Núcleo é demitido durante greve
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Núcleo Engenharia nem esperou terminar o segundo dia da greve motivada pelo impasse nas negociações entre a empresa e o Sindipetro Bahia para assinatura do primeiro ACT da categoria.Na tarde desta sexta-feira (31), um trabalhador da área de pescaria foi demitido pela empresa. A prática é imoral e ilegal, já que a legislação proíbe demissões enquanto estiver ocorrendo o movimento paredista. Em protesto, toda a força de trabalho da base de Taquipe cruzou os braços na manhã desta segunda (3).

Vale ressaltar que o Sindipetro-BA seguiu todo o rito descrito na lei, publicando os editais de convocação das assembleias e mantendo a empresa informada durante todos os passos via notificação formal, além de respeitar todos os prazos e demais normas. “Essa atitude caracteriza uma prática antissindical, um ataque direto à organização dos trabalhadores e das trabalhadoras, que realizam uma greve legítima”, denuncia a coordenadora geral do sindicato, Elizabete Sacramento.

O reconhecimento da competência legítima do Sindipetro-BA para representar trabalhadores(as) da Núcleo ocorreu recentemente, resultado de paralisações lideradas pelo sindicato. Após essa vitória, o sindicato e a empresa iniciaram as tratativas para fechar o primeiro ACT, relativo a 2025/2026. No entanto, o impasse negocial foi instaurado após a recusa formal da empresa em celebrar o acordo e atender a pauta de reivindicações da categoria, iniciando um movimento grevista no dia 30 de outubro. “A greve é fruto da intransigência negocial da empresa, pois tentou retroceder em uma negociação que estava em construção”, reforça Elizabete.

Leia Também:

A assessoria jurídica do Sindipetro-BA foi rapidamente acionada e segue em busca de todos os caminhos possíveis para que a empresa retroceda na demissão do trabalhador. “Todo esforço será realizado para conseguir a reintegração do trabalhador demitido. E reafirmamos que a greve seguirá firme para garantir os direitos e a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras da Núcleo”, assegura a coordenadora do sindicato. Uma das ações é uma reunião, ainda nesta segunda (3), para tratar do tema com a gerência da Petrobrás, contratante dos serviços da Núcleo.

Veja as principais denúncias do movimento grevista:

•⁠ ⁠Falta de CIPA e de condições seguras de trabalho;
•⁠ ⁠Não pagamento de adicionais legais (noturno, sobreaviso e banco de horas sem ACT);
•⁠ ⁠Falta de auxílio moradia e transporte;
•⁠ ⁠Desigualdade no ticket e ausência de cesta básica;
•⁠ ⁠Transporte precário e jornadas exaustivas;
•⁠ ⁠Plano de saúde desigual entre os trabalhadores;
•⁠ ⁠Não pagamento de periculosidade retroativa;
•⁠ ⁠E a exigência da reintegração imediata do trabalhador demitido.

FONTE/CRÉDITOS: Sindipetro-BA
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também