Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Progressões e promoções acumuladas podem ser requeridas pelos professores a qualquer tempo

Os detalhes sobre a portaria foram antecipadas pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto Andrade

Progressões e promoções acumuladas podem ser requeridas pelos professores a qualquer tempo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Foi publicada, na última segunda-feira (21/10), a portaria 663/2024 da A Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas – PRODEP / UFBA, reconhecendo os efeitos financeiros retroativos à data do interstício para as progressões/promoções acumuladas (exceto promoção para titular). Segundo a presidenta em exercício, Clarisse Paradis, essa é uma importante vitória do sindicato, que vinha acompanhado a pauta das progressões ao longo de diferentes gestões.

Os detalhes sobre a portaria foram antecipadas pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto Andrade, em audiência no dia 15, quando a atual diretoria cobrou da Administração Central da Universidade respostas para as pautas apresentadas pela categoria no último período. “A AGU – Advocacia Geral da União tinha emitido um parecer, em novembro de 2023, permitindo as progressões múltiplas, que foi inclusive uma demanda da Apub perante a Universidade no primeiro semestre do ano passado. Mas o parecer ainda deixava algumas dúvidas em relação aos efeitos financeiros de quem foi prejudicado pelos entendimentos anteriores”, explicou Jeilson.

Segundo o pró-reitor, após o parecer da Procuradoria Geral da União (PGE), esclarecendo conclusivamente os efeitos financeiros e autorizando os pedidos de revisão para aqueles professores que foram prejudicados, foi possível atualizar os processos internos da UFBA. Assim a portaria publicada pela PRODEP reconhece os efeitos financeiros retroativos à data do interstício para as progressões/promoções acumuladas (exceto promoção para titular). A partir de agora, é possível pedir revisão de progressões/promoções realizadas sob a vigência do entendimento anterior. Também foi restabelecido o entendimento que progressões e promoções acumuladas são direito dos professores e não podem ficar refém de burocracias, podendo ser requeridas a qualquer tempo.

Leia Também:

A partir de agora, é possível pedir revisão de progressões/promoções realizadas sob a vigência do entendimento anterior (que não concedia efeitos financeiros retroativos, em um primeiro momento, e, noutro, reconhecia retroatividade apenas a partir do pedido ou aprovação em reunião departamental).

Por fim, agora foi restabelecido o entendimento de que progressões e promoções acumuladas, que são direito dos professores e não podem ficar refém de burocracias, podem ser requeridas a qualquer tempo.

Luta histórica

Diferentes gestões da Apub pautaram a questão das progressões e promoções:

  • Em 29 de janeiro de 2021, a diretoria da Apub pautou a questão da progressão com a então pró-reitora Denise Vieira.
  • Em julho de 2021, o Sindicato conquistou uma vitória para a categoria: docentes com pedidos de progressão e promoção funcional em atraso e com interstício acumulado ganharam mais três meses, a partir de 05 de julho, para regularizar sua situação.
  • Em 25 de novembro de 2022, a diretoria da Apub volta a se reunir com a PRODEP, para tratar da simplificação dos processos de progressão e promoção docentes.
  • Em 4 de maio de 2023, a Apub formalizou o pedido de reabertura de prazo administrativo para regularização das progressões e promoções acumuladas e foi atendida com a readequação do calendário para os professores/as que possuem progressões acumuladas. A reabertura conquistada abriu uma nova “janela” para progressões e promoções atrasadas, de 14 de junho a 30 de setembro, com a criação de uma cartilha pela Apub para orientar docentes.
  • Em 30 de setembro de 2023, nova audiência, dessa vez com o Reitor da UFBA, Paulo Miguez, pautou, entre outras demandas, data dos efeitos financeiros da progressão e promoção docentes e propostas para simplificação/desburocratização do procedimento.

Clique aqui e confira vídeo com uma retrospectiva da luta da Apub ao longo das últimas gestões.

FONTE/CRÉDITOS: APUB
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também