Na última quinta-feira (18), foi realizada a primeira edição do Diálogo Aduaneiro - Desafio para o controle das fronteiras e o fortalecimento da economia nacional. O seminário é promovido pelo Sindireceita e tem como objetivo discutir propostas de fortalecimento e modernização do controle aduaneiro no país, para facilitar o comércio exterior e combater o contrabando e o tráfico internacional de drogas.
A Federação Nacional dos Policiais Federais foi representada pelo presidente Marcus Firme e pelo diretor financeiro Júlio César Nunes, que contribuiu com a palestra Situação das fronteiras no Brasil – Desafios e soluções. “Quando falamos em fronteira, não podemos falar apenas de entrada e saída de pessoas, de armas, de contrabando, mas também precisamos falar das questões sociais. Existem consequências para a região, como aumento da taxa de homicídio, por exemplo, muitas vezes decorrentes da falta de estrutura das forças de segurança”, disse Júlio César.
Para uma fiscalização mais efetiva nas fronteiras, o diretor da Fenapef sugere ações, como uma definição clara do papel de cada órgão de segurança pública envolvido na fiscalização, bem como a integração dos sistemas e a cooperação internacional entre as polícias de países fronteiriços, dentre outros pontos.
"Considero também como ponto importante para a fiscalização a mudança no sistema de persecução penal do Brasil, ou seja, precisamos do ciclo completo de polícia e de estrutura de carreira que valorize a meritocracia e a experiência”, comentou. O ciclo completo se resume em o mesmo órgão policial atender a uma ocorrência de crime e ter a possibilidade legal de investigá-lo até o fim, sem ter, necessariamente, de passar por outros órgãos de segurança. O agente deve ser capaz de unir sua expertise operacional à sua capacidade investigativa.
Realizado no Centro Cultural Brasil XXI, o seminário foi gratuito e contou, também, com a presença de analistas tributários e especialistas em segurança e comércio exterior. Para conferir o evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ySYmvjluZOs.
Comentários: