Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Lira quer a retomada da PEC da Reforma Administrativa e servidores (as) públicos reagem

A proposta visa restringir a estabilidade no serviço público

Lira quer a retomada da PEC da Reforma Administrativa e servidores (as) públicos reagem
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Presidente da Câmara dos Deputados Artur Lira (PP-AL) declarou nos últimos dias que encaminhará para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 – que trata da Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro. A proposta visa restringir a estabilidade no serviço público e cria cinco novos tipos de vínculos com o Estado. Mudanças que podem facilitar o agravamento de corrupção dentro das instituições, prejudicando quem precisa de serviços públicos de qualidade a exemplo da educação, saúde e segurança pública. 


As movimentações de Arthur Lira acendem o sinal de alerta e mostram que é preciso, mais do que nunca, manter a mobilização para evitar novas tentativas de ressuscitar projetos que visam a precarização do serviço público. 

A Aliança Nacional das Entidades Sindicais Representativas dos Servidores e Servidoras Públicos, composta pela Federação Nacional dos Servidores Públicos (Fenasepe), Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (Confetam), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Seguridade Social (CNTSS) e Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), reforça a importância das mobilizações continuar. 

Leia Também:

A Aliança que envolve a representação de trabalhadores nas esferas federal, estadual e municipal, destaca que Lira mente ao dizer que a reforma só atingirá os novos servidores e aponta que “é um duro golpe aos concursos públicos, abrindo as portas para milhões de contratações temporárias sem estabilidade ou garantias para servidores, escancarando a entrada de apadrinhados políticos nas três esferas”.

A PEC 32 traz inúmeras mudanças nas leis que atualmente regem a administração pública. A realização de concursos públicos e a necessária estabilidade aos servidores são exemplos do que está sob ameaça. A unidade das entidades sindicais e dos servidores em todos os níveis e em diálogo com a população precisa ser urgente.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também