Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Embasa apresenta proposta “irrecusável” para reassumir serviços em Itabuna e gera revolta em defensores da privatização da EMASA

O Sindae defende a manutenção da empresa pública municipal e luta contra a “negociata” em direção à privatização

Embasa apresenta proposta “irrecusável” para reassumir serviços em Itabuna e gera revolta em defensores da privatização da EMASA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A (Embasa) está realizando uma série de levantamentos e estudos e já prepara uma proposta a ser apresentada ao prefeito Augusto Castro para reassumir os serviços de água e esgoto no município de Itabuna. A proposta garantiria investimentos para a universalização do saneamento e uma quantia significativa de recursos, que seriam injetados diretamente no caixa da prefeitura para uso discricionário.

A Embasa operou em Itabuna até 1989, quando os serviços foram municipalizados e seu patrimônio foi transferido para a EMASA (Empresa Municipal de Água e Saneamento) por meio de um comodato, acordo que já está expirado há algum tempo. O contrato estabelecia que, ao fim do comodato, o município deveria indenizar a Embasa pelos ativos. Como isso não foi feito, no caso de uma privatização dos serviços, a empresa privada que assumisse seria obrigada a pagar essa indenização à empresa estadual.

Essa movimentação, no entanto, despertou a fúria de grupos que defendem a concessão dos serviços à iniciativa privada. Esses setores, que já teriam “vendido a promessa” da privatização, agora correm o risco de não concretizá-la.

Leia Também:

O Sindae defende a manutenção da empresa pública municipal e luta contra a “negociata” em direção à privatização.

O sindicato alerta também que a privatização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário trará consequências danosas à população, com aumentos exorbitantes nas tarifas e a precarização dos serviços.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também