Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

Notícias/Fique Sabendo

Anísio Teixeira patrono da Escola Pública Brasileira

Professora Uilma Rodrigues representou a Apub

Anísio Teixeira patrono da Escola Pública Brasileira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Aconteceu ontem (15/10), no dia da professora e do professor, cerimônia de sanção pela Presidência da República de Projeto de Lei 6204/2023, de autoria da Deputada Alice Portugal (PC do B – BA) que declara o educador Anísio Teixeira Patrono da Escola Pública Brasileira. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula e a professora Uilma Rodrigues representou a Apub.

Anísio Teixeira nasceu em 1900, em Caetité (BA), foi secretário de Educação no Rio de Janeiro em 1931 e, no ano seguinte, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de educação brasileiro, em prol da democratização do ensino. Na Bahia, sua obra mais marcante é o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), instituição pioneira no país na oferta de educação profissionalizante.

Um dos maiores especialistas e autor de três livros sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira, o professor João Augusto (Politécnica / UFBA) comemorou a notícia: “Anísio Teixeira é o maior educador brasileiro, praticamente atuou em todas as áreas da educação, inovou em todas elas, e agora felizmente há um reconhecimento oficial de que ele é o patrono da escola pública brasileira. Esse é um motivo de grande satisfação porque eu tive certa influência sobre isso, na medida em que criei e organizei a Fundação Anísio Teixeira aqui na Bahia”.

Leia Também:

Em 2016, a Apub preparou um dossiê, apresentado na Escola Politécnica na gestão da professora Cláudia Miranda,  posteriormente encaminhado para a Comissão de Mortos de Desaparecidos – Diva Santana, que era da Comissão, esteve presente à solenidade. Foi avaliado na gestão Bolsonaro e devolvido pela então ministra da Família e Direitos Humanos, Damares Alves. A Apub entrou com um recurso, ainda em espera. “A Comissão foi recriada e nós vamos retomar esse pedido”, afirma o professor João Augusto.

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também