Anamone dos Santos , liderança do Movimento Nacional dos Catadores de Salvador e integrante da Ancat Associação Nacional dos Catadores no Estado da Bahia, sofreu uma tentativa de assassinato ontem a noite na sede da cooperativa Cata Rua que ela preside no bairro do subúrbio ferroviário de Salvador.
Anamone vinha sofrendo ameaças por causa do trabalho dela com os catadores de rua, segmento inserido em elevada precarização e situação de servidão por dívida, . O trabalho da Ancat em Salvador através da liderança da Anamone busca organizar os catadores em cooperativas e tirar eles dos atravessadores para venderem seus materiais diretamente para a indústria recicladora.
Anamone coordena pela Ancat o programa federal Conexão Cidadã em Salvador que busca organizar os catadores de rua na cidade.
As ameaças começaram no domingo à noite com ameaças de incêndio na cooperativa e a integridade física da liderança .Na noite de terça-feira, ontem dia 1/07, foram desferidos vários tiros em direção a cooperativa que Anamone preside com gritos de que eram para Anamone
Nós últimos anos diversas lideranças do movimento nacional dos catadores foram assassinadas ou sofreram ameaças por causa do trabalho de organização coletiva dos catadores.
A Ancat e o movimento nacional dos cadores pede providencias urgentes ao governo estadual da Bahia e o governo federal
Comentários: