Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro inicia negociações da PLR na Acelen: mais transparência e valorização para a categoria

O Sindipetro-BA recebeu da Acelen propostas iniciais de indicadores financeiros e operacionais e está aprofundando a análise

Sindipetro inicia negociações da PLR na Acelen: mais transparência e valorização para a categoria
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindipetro Bahia iniciou mesas de negociações com a Acelen para a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em substituição ao atual modelo de Programa de Participação nos Resultados (PPR). A mudança amplia as variáveis que envolvem a negociação, já que, ao contrário do PPR — que se baseia em indicadores e metas previamente definidos —, a PLR pode incluir o lucro da empresa como um dos indicadores determinantes para a definição do montante da premiação.

O Sindipetro-BA recebeu da Acelen propostas iniciais de indicadores financeiros e operacionais e está aprofundando a análise para garantir que a proposta seja justa e segura para a categoria. A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, reforçou:

“A abertura dessa negociação para a implantação da PLR significa mudanças na forma de se apurar a distribuição de lucros com os trabalhadores, isso amplia o vínculo entre os resultados da empresa e a valorização do esforço coletivo. E por esse motivo, estamos mais atentos para garantir que o modelo reflita justiça, reconhecimento e segurança para a categoria.”

Leia Também:

Nas rodadas de negociação, além da coordenadora geral, participaram os diretores da base Acelen, Diogo Teixeira, Mateus Capinam e Vanilson Rios. O processo também contou com o suporte da assessoria jurídica do advogado Clériston Bulhões e da Superintendente Regional do DIEESE, Ana Georgina Dias — profissionais cuja expertise tem sido fundamental para avaliar as propostas e garantir que os direitos dos(as) trabalhadores(as) sejam devidamente assegurados.

“Estamos analisando as informações que a empresa nos passou, junto com o advogado, com a assessoria jurídica e com a assessoria econômica, que é o DIEESE. Essa análise avalia a viabilidade do indicador econômico proposto, bem como as fragilidades do processo, para que possamos voltar à mesa de negociação com uma proposta mais factível, que será levada à base para avaliação e deliberação”, explicou Elizabete.

Nas negociações anteriores, o Sindipetro já havia garantido avanços importantes, como a elevação da bonificação de 2 para até 3 remunerações. Agora, com a proposta de transição para o modelo de PLR, o sindicato busca ampliar ainda mais esses ganhos, avaliando possibilidades como a linearidade na distribuição ou o aumento no montante da premiação, conforme os resultados da empresa e os acordos a serem construídos.

O Sindipetro Bahia seguirá firme nas negociações, defendendo os interesses da categoria e mantendo todos informados sobre os próximos passos.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também