Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 20 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Justiça concede liminar em ação do Sindae e Marcelino Galo suspendendo privatização do SAAE de Xique-Xique

A decisão anula o procedimento licitatório de Concorrência Pública n.º 002/2021

Justiça concede liminar em ação do Sindae e Marcelino Galo suspendendo privatização do SAAE de Xique-Xique
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em decisão na sexta-feira (03/03), o juiz estadual Fernando Antônio Sales Abreu concedeu em parte uma tutela de urgência para manter o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xique-xique - SAAE na prestação do serviço de abastecimento de água. A decisão anula o procedimento licitatório de Concorrência Pública n.º 002/2021, que resultou na escolha do Consórcio Águas de Xique-xique, composto pelas empresas Brasil Central Engenharia Ltda e Sólida Tecnologias Ltda.

Ao julgar a Ação Popular - AP de autoria do então deputado estadual Marcelino Galo (PT), em parceria com o Sindae, Abreu constatou que não havia a autorização da entidade da microrregião de saneamento para a concorrência pública que concedeu o SAAE de Xique-xique à iniciativa privada por 30 anos, limitando-se o ente a anexar a lei autorizativa municipal, que não supre tal exigência da lei complementar estadual n°48/2019. O juiz também enfatizou em sua decisão que os estudos de viabilidade e as audiências públicas não foram debatidos com os diversos setores da sociedade. Além disso, as comunidades rurais não foram consideradas como deveriam para o plano de abastecimento de água. O juiz determinou um prazo de 60 (sessenta) dias para que seja feita a regularização do procedimento licitatório da Concorrência Pública n.º 002/2021. 

No último dia 23 de fevereiro o Promotor Francisco Joaquim da Silva Filho, representante do Ministério Público Estadual – MPE, voltou a se manifestar favoravelmente pela retomada dos serviços de saneamento pelo SAAE. O Promotor destacou em sua petição, encaminhada à Justiça Estadual, que chama a atenção as inúmeras irregularidades do processo licitatório, a exemplo da usurpação de competência, uma vez que não teria havido a obrigatória autorização do Conselho da Microrregião para a contratação isolada pelo município dos serviços de saneamento, por isso a necessidade de anulação ou cancelamento do certame. O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM BA, acertadamente, também já havia se pronunciado liminarmente pela suspensão do certame no processo nº 12888e22.

Leia Também:

Trata-se de uma grande vitória da categoria e da população de Xique-xique, uma vez que os munícipes tiveram recentemente que enfrentar aumentos tarifários significativos sem, contudo, que houvesse qualquer melhoria na prestação dos serviços, a exemplo do que tem acontecido em Serra do Ramalho, único município no estado da Bahia no qual os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário ainda seguem privatizados.   

Em maio do ano passado, em entrevista a uma rádio, o então governador Rui Costa chamou a atenção para a incoerência da privatização em Xique-xique. Disse Rui: “eles privatizaram a sede da cidade e abandonaram a zona rural, onde o governo do Estado acabou de anunciar um investimento de R$ 13 milhões. Se você entregar o filé mignon para a iniciativa privada, quem vai levar água para essas comunidades?”. E continuou: “então a empresa privada fica com o filé mignon e o estado com o osso? Então não faz sentido”.

O Sindae entende que os serviços sejam mantidos pelo SAAE e que os governos do estado e federal aloquem recursos públicos no município com vistas à melhoria e universalização do saneamento local.

FONTE/CRÉDITOS: Sindae Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também