Promovida pela Escola Nordeste da CUT, aconteceu entre os dias 11 e 13 de fevereiro a primeira edição do Comunica Nordeste, em que representantes cutistas dos nove estados da região se reuniram para debater sobre a comunicação sindical e traçar uma estratégia de comunicação em rede entre a Central Única dos Trabalhadores e seus sindicatos nordestinos. O Sindipetro Bahia esteve representado pelo seu diretor de Formação, Francisco Régis.
O encontro começou com uma análise de conjuntura, em que a presidenta da CUT Bahia, Leninha Valente, destacou a importância da união entre as instituições na defesa dos direitos dos trabalhadores por meio da comunicação, reforçando a necessidade de articulação coletiva em prol de objetivos comuns. Leninha ainda ressaltou a importância da implantação do trabalho em rede na CUT, citando como exemplo o modelo adotado pelas rádios comunitárias no Território do Sisal.
O evento teve ainda discussões sobre os impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho com os professores da UFABC e da UFBA, Sérgio Amadeu e Bárbara Coelho; os desafios da comunicação popular e alternativa, com o editor-chefe do Brasil de Fato em Pernambuco, Vinícius Sobreira e o blogueiro Denis Soares; além de debater qual comunicação é necessária para os dias atuais, com a secretária de Comunicação da CUT, Maria Aparecida e a vereadora de Recife, Kari Santos (PT).
Ao fim, os dirigentes cutistas planejaram uma organização em rede das CUTs estaduais do Nordeste, bem como de seus sindicatos filiados. Também foi estabelecido um plano para que as CUTs organizem encontros estaduais de comunicação.
Comentários: