Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Vigília Petros: Representantes das entidades reúnem-se com a presidente da Petrobrás e reforçam cobrança

Mais do que nunca, é fundamental fortalecer a unidade, com a participação ativa da categoria na vigília em frente ao Edisen

Vigília Petros: Representantes das entidades reúnem-se com a presidente da Petrobrás e reforçam cobrança
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

De acordo com a nova presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, a solução dos equacionamentos dos déficits dos planos PPSP-NR e PPSP-R passa obrigatoriamente pelos órgãos de controle, principalmente pelo TCU.

A afirmação foi feita nesta terça-feira, 25, em reunião com as lideranças das entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros. Chambriard alegou que há muitas leis e outras disposições legais que impõem limites para atuação da Petrobrás.

Segundo a presidenta da empresa, o elemento essencial para alcançar a solução seria a chamada “vantajosidade” da proposta exigida pelos órgãos controladores.

Leia Também:

Em suma, Magda afirmou que há vários caminhos possíveis e o que for melhor será buscado por meio de consenso entre todos os atores envolvidos. Ela enfatizou que o consenso é fundamental para a solução dos PEDs.

Os gestores do jurídico da Petrobrás informaram que ainda aguardam o relatório final do GT Petros para avaliar e apontar os caminhos que passam pela negociação, com consenso de todos os lados, aproveitando a atual conjuntura política. Segundo eles, todos terão que encontrar um caminho sem conflitos entre a empresa, os órgãos controladores e governamentais, bem como as entidades e os assistidos.

Ao final, os gestores da Petrobrás afirmaram que a solução consensuada ao emergir deverá ser clara, objetiva e massivamente publicizada, para que não haja dúvida no passo seguinte para adesão em massa dos assistidos.

Diante dessas afirmações, os representantes da categoria tornaram a enfatizar a urgência de uma solução definitiva para o fim dos PEDs e propuseram a formação de uma Comissão formada por representantes dos órgãos de controle da Petrobrás e da Petros (SEST E PREVIC), da própria Petrobrás e das entidades que compõem o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros.

Os representantes das entidades cobraram também que o Relatório do Grupo de Trabalho Petros seja disponibilizado para todos e não sigiloso, como foi proposto pelos representantes da Petrobrás no GT.

Ao final, os dirigentes da Petrobrás se comprometeram a buscar junto aos órgãos de controle a formação da Comissão reivindicada pelas entidades e concordaram em concluir o Relatório do GT sem a exigência do sigilo, para que possa ser publicado.

As entidades que integram o Fórum continuam mobilizadas e reforçam a importância de fortalecer a unidade, com a participação ativa da categoria na vigília em frente ao Edisen, onde aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa estão acampados há seis dias, cobrando da Petrobrás o atendimento das propostas apresentadas no GT Petros.

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2024

Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros

Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)

Federação das Associações de Participantes de Fundos de Pensão, Anistiados, Empregados e Ex-Empregados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)

FONTE/CRÉDITOS: Nota das entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também