Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Unilab: Linha noturna São Francisco do Conde – Salvador é restabelecida

A mudança do ponto final em Salvador, de Águas Claras para Pituaçu, foi uma conquista da negociação

Unilab: Linha noturna São Francisco do Conde – Salvador é restabelecida
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Notícia importante para a comunidade acadêmica da UNILAB: A partir da segunda (10 de março), a linha de ônibus que faz o trajeto São Francisco do Conde – Salvador, com saída às 22h, será restabelecida. Com isso, estudantes e professores que precisam retornar para a capital ao final das aulas voltam a ser atendidos, com ponto final no Terminal de Pituaçu. A conquista foi anunciada na manhã de sexta, em reunião na Seinfra, da qual participaram representando o Sindicato a presidenta da APUB, Raquel Nery; o diretor social e de aposentados, Marcos d’Aguiar; o diretor acadêmico, Márcio André; e o assessor jurídico Pedro Ferreira. Representando o governo, estavam o chefe de gabinete da Seinfra, Pedro Dórea; o diretor geral da Agerba, Carlos Henrique Martins, os assessores Simone Peixoto e Francisco Miranda e o servidor técnico David Portinari.

Com isso, o serviço se mantém com saídas regulares dos terminais de Águas Claras e Rodoviária feitas por ônibus tradicionais nos turnos da manhã e tarde, com o horário das 22h cumprido pelo ônibus elétrico. A garantia é de que o horário se mantenha por pelo menos um ano, até que uma licitação estabilize  a concessão da linha para uma empresa. A presidenta da APUB, Raquel Nery, destaca o alcance da conquista. “Essa situação indica a necessidade de recolocar a questão do direito à cidade e da mobilidade urbana, que frequentemente fica subsumida aos interesses econômicos das empresas de transporte, concessionárias do serviço público”, afirmou a professora que, já na abertura da reunião, lembrou a todos da interdependência entre os direitos de ir e vir e de estudar: “A gente entende que, para uma plena execução da política pública que é a universidade, é necessária a execução do serviço de transporte”. 

A mudança do ponto final em Salvador, de Águas Claras para Pituaçu, foi uma conquista da negociação. A inclusão de um novo ponto de parada, na região do Iguatemi, será demandada pela Unilab e APUB, por meio de um ofício. A inclusão da parada no Iguatemi precisará ser articulada  com a prefeitura, pois graças a um acordo assinado entre governo e administração municipal, os ônibus elétricos, gratuitos não podem fazer parada em outros pontos para não concorrer com linhas que cobram tarifa. 

Leia Também:

O diretor acadêmico da APUB, professor Márcio André, destacou as graves consequências da incerteza a respeito do transporte para a vida dos estudantes: “isso tem gerado evasão entre os estudantes e é um ponto negativo para a permanência dos professores”, explicou. O problema da falta de demanda para o horário das 22 horas, apontado tanto pela empresa para justificar a suspensão do serviço quanto pela Agerba, foi rebatido pelo diretor social e de aposentados da APUB, professor Marcos D’Aguiar, em sua intervenção: “entendemos que a falta de demanda é decorrente da incerteza quanto à prestação do serviço”, afirmou. No campus baiano, a Unilab conta com cerca de mil estudantes.

O subsecretário  da Seinfra,  Pedro Dórea, explicou os desafios que atravessa a gestão do transporte metropolitano, no que foi acompanhado pelo diretor-geral da Agerba, Carlos Henrique Martins, que fez uma retrospectiva da problemática e justificou que a suspensão da linha das 22h se deu apenas durante o período de férias. Com a retomada, a linha voltará a ser realizada por um ônibus elétrico, gratuito, que serve não apenas à comunidade UNILAB, mas a toda a população de São Francisco do Conde.  “Entendo que se trata de uma questão pacificada”. A APUB segue acompanhando a situação, pronta para fazer valer o direito de ir e vir da comunidade acadêmica.

FONTE/CRÉDITOS: APUB Sindicato
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também