Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Trabalhadores denunciam BYD por pressão contra sindicato em Camaçari

A contribuição é um valor pago anualmente por empregados para custear as atividades de sindicatos

Trabalhadores denunciam BYD por pressão contra sindicato em Camaçari
A linha de montagem da fábrica que a BYD construiu em Camaçari ainda está operando em regime de SKD, onde as grandes partes dos veículos já chegam prontas Crédito: Joá Souza/GOVBA/Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Camaçari denuncia que a BYD, fábrica de veículos elétricos localizada em Camaçari, tem colocado os funcionários da empresa contra a entidade que representa a categoria. De acordo com os relatos, o setor de Recursos Humanos (RH) da BYD estaria pressionando os trabalhadores a assinarem cartas de oposição à contribuição sindical. 

A contribuição é um valor pago anualmente por empregados para custear as atividades de sindicatos. Desde a Reforma Trabalhista de 2017, a contribuição é facultativa para funcionários. No caso da BYD, a taxa é um valor único de R$ 50. 

Uma mensagem institucional enviada pelo setor do RH, segundo o sindicato, alerta para a "necessidade de entrega da carta de oposição ao desconto sindical". De acordo com a empresa, a carta deve ser entregue ao líder de cada funcionário ou diretamente para a área de Recursos Humanos. A mensagem indica prazo até esta segunda-feira (20) para a recusa no desconto. 

Leia Também:

Caso o funcionário não envie a carta, o valor é cobrado diretamente no salário. Para Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Camaçari, a mensagem representa um movimento da empresa contra a entidade.

Mensagem enviada pelo setor de RH da BYD

Mensagem enviada aos funcionários da BYD Crédito: 

 

"Pelo acordo que fizemos com o sindicato patronal, a empresa tem a obrigação de comunicar aos trabalhadores que será feito o desconto da taxa assistencial. Aquele trabalhador que não tem interesse, pode fazer a carta de oposição. É um direito do trabalhador a taxa de oposição. Mas a BYD não se contenta com isso", afirma Júlio Bonfim. "A empresa faz uma prática anti-sindical estimulando os trabalhadores a fazerem a carta", completa. 

O comunicado enviado aos trabalhadores chegou ao sindicato pelos próprios funcionários, que denunciaram a prática. "Quando ela diz que está 'reforçando a necessidade de entrega', está tendo uma posição como empresa contra o sindicato", diz o presidente.

Procurada pelo CORREIO, a BYD informou que "teve conhecimento da denúncia e que já iniciou a sua apuração". "A companhia reafirma seu compromisso com a conduta ética e com o respeito a todos os seus colaboradores, parceiros e à comunidade local", acrescentou. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Correio da Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também