Na manhã de hoje, os (as) trabalhadores (as) da unidade regional da Embasa em Jequié (USJ) realizaram um protesto, em repúdio à falha contínua no atendimento do plano de saúde, atualmente operado pela Central Nacional Unimed - CNU. O caso de má prestação de serviço da Unimed em Jequié e região já é crônico. Nos últimos meses, as reclamações se acumulam sem solução, deixando a categoria sem respostas da operadora e da Embasa.
Além dos problemas em Jequié, o município vizinho de Ipiaú, a apenas 50 km de distância, também enfrenta sérias dificuldades. O único estabelecimento de atendimento da microrregião, o Hospital e Clínica São Roque, não foi credenciado pela Unimed, deixando os (as) trabalhadores (as) sem opção de atendimento médico.
A situação de Ipiaú se agrava ainda mais com o crescente número de trabalhadores (as) dependentes de um serviço de saúde digno, enquanto em Jequié, o Hospital Santa Helena, que até então atendia à população, anunciou que deixaria de prestar atendimento a partir de 18 de novembro. As alternativas propostas, como a Clínica São Vicente e o Hospital Perpétuo Socorro, não oferecem os serviços essenciais de urgência e emergência adequados, principalmente à noite.
Essa situação coloca em risco a saúde e a vida dos (das) trabalhadores (as) da Embasa na região, com possíveis consequências graves e irreparáveis. Para agravar ainda mais o cenário, os (as) trabalhadores (as) tomaram conhecimento de que, caso necessitem de atendimento em UTI, o serviço não está disponível.
Durante o protesto, o Diretor de Gestão Corporativa da Embasa, Jazon Júnior, entrou em contato com representantes do sindicato para informar que a empresa tomará medidas junto à CNU, com o objetivo de resolver todos os problemas apontados no menor prazo possível. Na mesma manhã, um trabalhador teve o seu atendimento barrado no Hospital Santa Helena. O caso foi solucionado um tempo depois em decorrência da intervenção de Jazon. No entanto, é essencial que ações urgentes sejam tomadas para garantir a proteção da saúde e do bem-estar dos (das) trabalhadores (as) da Embasa em Jequié, Ipiaú e região.
O protesto é apenas o primeiro passo de uma série de mobilizações que seguirão até que a situação seja resolvida. Vamos à luta!
Comentários: