Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Teletrabalho: em dia nacional de luta, trabalhadores(as) da Petrobrás na Bahia paralisam atividades na sede e em subsidiária

Na sede da Transpetro em Madre de Deus, trabalhadores e trabalhadoras também paralisaram suas atividades em defesa do teletrabalho

Teletrabalho: em dia nacional de luta, trabalhadores(as) da Petrobrás na Bahia paralisam atividades na sede e em subsidiária
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a proximidade do Carnaval, a irreverência tradicional da festa tomou conta da sede da Petrobrás na Bahia. Após paralisar as atividades e realizar um ato no átrio do Torre Pituba, trabalhadores e trabalhadoras percorreram o prédio com apitos e serpentinas, fundando o “bloco do teletrabalho”, na manhã desta quarta-feira (26). A manifestação já é a sexta, neste edifício, contra a alteração da quantidade de dias presenciais imposta pela empresa.

“Temos que vestir a camisa! Precisamos demonstrar força para a empresa, mostrar que estamos unidos nessa luta e que não vamos aceitar imposições”, motivou o diretor do Sindipetro-BA e vice-presidente da CUT-BA, Luciomar Machado. Durante o ato, a trabalhadora Inerê Castro pontuou que a defesa do teletrabalho é também uma questão de gênero. “No ato passado, tinham duas colegas com os peitos cheios de leite. Elas vêm para o local de trabalho para quê? Para levantar a tampa do computador e fazer o mesmo que podia fazer de casa? Gente com o bebê em casa precisando da mãe. Mesmo que tenha sala de amamentação, a maioria das mulheres quando volta ao trabalho deixa de amamentar”, criticou.

Transpetro paralisa atividades pela segunda vez

Leia Também:

Mais cedo, na sede da Transpetro em Madre de Deus, trabalhadores e trabalhadoras também paralisaram suas atividades em defesa do teletrabalho. A gestão da empresa, em comunicação informal e descumprindo o próprio padrão, determinou que o trabalho nas unidades operacionais, ainda que em tarefas administrativas, será 100% presencial. Já é o segundo ato do tipo nesta unidade, que vem lutando para manter o direito de trabalhar em regime híbrido.

A coordenadora geral do Sindipetro-BA, que é trabalhadora da Transpetro, defendeu que as regras do teletrabalho sejam definidas em Acordo Coletivo da categoria. “Entendemos a importância que o teletrabalho teve no processo de salvar vidas, de cuidar de pessoas durante a pandemia [de Covid-19]. E percebemos também a importância desse regime, uma vez que existe vida além do trabalho. É fundamental mantermos as relações familiares e as relações sociais da nossa força de trabalho”, definiu.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também