Nesta quarta-feira (30), ocorreu em Salvador o primeiro dia dos debates sobre o impacto da presença de empresas multinacionais e chinesas no Brasil. O Seminário Regional Sindical sobre atuação de empresas multilatinas e chinesas na América Latina e no Caribe, realizado pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), reúne lideranças sindicais do Brasil com o objetivo de fortalecer a organização sindical e assegurar direitos trabalhistas em um cenário de crescente investimento chinês na região.
O presidente do Sintepav-BA, Gazo, foi um dos destaques do primeiro dia do evento, apresentando as experiências do sindicato em sua atuação com empresas chinesas no país. O diretor do Sintepav-BA e senador suplente, Bebeto Galvão, destacou a importância da iniciativa da ICM em debater o tema fundamental para a organização do movimento sindical de forma global. A atividade também conta com as participações dos dirigentes do Sintepav-BA, Valdeli Rosa, José Luiz, Maria do Amparo, Kizzy Adriana, Alessandro Lebrão, Paulo Leite, o consultor de saúde e segurança do trabalho, Iranildo Domingos e a jornalista Sara Regina,
De acordo com a ICM, a China com seu interesse em investir no Brasil e expandir seus mercados, e a necessidade da América Latina de infraestrutura, criam um cenário complexo e desafiador para os trabalhadores. As diferenças culturais, a busca por conciliar interesses e a necessidade de um diálogo franco foram temas centrais das discussões.
O seminário terá continuidade amanhã (31), com a apresentação dos resultados da pesquisa “Empresas Multilatinas”, o intercâmbio de experiências na atuação de empresas multilatinas e o desenvolvimento de estratégias.
Comentários: