Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

SINTAJ SOLICITA AO CNJ QUE DETERMINE AO TJBA ADEQUAÇÃO DO PROJETO DOS 600 CARGOS E A NOMEAÇÃO DE CONCURSADOS EFETIVOS

Além da adequação do projeto, o sindicato também solicitou que o TJBA analise a possibilidade de nomear os candidatos aprovados

SINTAJ SOLICITA AO CNJ QUE DETERMINE AO TJBA ADEQUAÇÃO DO PROJETO DOS 600 CARGOS E A NOMEAÇÃO DE CONCURSADOS EFETIVOS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O SINTAJ protocolou na última quarta-feira (8), um pedido de liminar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) nº 0001908-48.2025.2.00.0000. O objetivo do pedido é que o CNJ determine ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) a adequação imediata do projeto nº 25.432/2024, que prevê a criação de 600 cargos comissionados de assistente técnico de juiz, sem a exigência de concurso público.

Além da adequação do projeto, o sindicato também solicitou que o TJBA analise a possibilidade de nomear os candidatos aprovados no último concurso público vigente, como forma de atender às determinações do CNJ com observância ao princípio do concurso público.

A entidade sindical argumenta que o projeto fere as determinações do próprio CNJ, especialmente aquelas previstas no Pedido de Providências nº 0002805-13.2024.2.00.0000, que estabelece diretrizes para a reestruturação administrativa do primeiro grau de jurisdição na Bahia.

Leia Também:

Entre as medidas determinadas pelo CNJ no Pedido de Providências citado estão:

• Instalação de expediente próprio pela Presidência do TJ-BA, com manifestação da Corregedoria local, no prazo de 30 dias, para analisar a possibilidade de disponibilização de mais um ou dois assessores para os magistrados do primeiro grau. A medida deve ser pautada por critérios de necessidade e volume de trabalho de cada juiz.

• Reestruturação administrativa dos gabinetes e cartórios integrados da capital, também no prazo de 30 dias, com definição clara de atribuições, criação de supervisão responsável pelo serviço cartorário e alocação específica dos servidores, entre outras providências consideradas essenciais para a melhoria do funcionamento do Judiciário baiano.

O SINTAJ reafirma seu compromisso com a valorização do servidor público efetivo e com o respeito às normas constitucionais que regem a administração pública, especialmente o princípio da obrigatoriedade de concurso público para ingresso em cargos permanentes.

FONTE/CRÉDITOS: SINTAJ
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também