Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

SINTAJ INGRESSARÁ COM AÇÃO COLETIVA DE INCONSTITUCIONALIDADE NA COBRANÇA DA PARCELA DE RISCO REALIZADA PELO PLANSERV

A ação foi ajuizada por entidades representativas de carreiras do serviço público estadual

SINTAJ INGRESSARÁ COM AÇÃO COLETIVA DE INCONSTITUCIONALIDADE NA COBRANÇA DA PARCELA DE RISCO REALIZADA PELO PLANSERV
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A 15ª Vara da Fazenda Pública de Salvador proferiu decisão de primeiro grau reconhecendo a inconstitucionalidade da “parcela de risco” prevista no artigo 10-A da Lei Estadual n.º 13.450/2015, que vinha sendo cobrada dos beneficiários do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais.

A ação foi ajuizada por entidades representativas de carreiras do serviço público estadual, e teve como fundamento a violação ao direito à saúde e à dignidade da pessoa idosa, assegurados pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003).

Na decisão, a juíza Cristiane Menezes Santos Barreto afirmou que o Planserv, por ser um plano público de autogestão, não pode adotar a lógica mercadológica dos planos privados, baseada em risco e faixa etária. Segundo a magistrada, a cobrança adicional denominada “parcela de risco” penaliza os servidores mais velhos e fere os princípios constitucionais da igualdade, solidariedade e universalidade do acesso à saúde.

Leia Também:

Com base nesses fundamentos, a magistrada determinou que o Estado da Bahia e o Planserv se abstenham de efetuar a cobrança da parcela de risco dos beneficiários, declarando inconstitucional o artigo 10-A da Lei 13.450/2015.

A sentença destaca ainda que o Estado, ao aplicar critérios financeiros e atuariais típicos do mercado, acabou criando uma barreira econômica que exclui justamente os servidores que mais necessitam de assistência médica, o que caracteriza discriminação etária e afronta direta ao Estatuto do Idoso.

O SINTAJ informa que a decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso por parte do Estado da Bahia e está acompanhando de perto a tramitação do caso. Nos próximos dias o sindicato ingressará com ação coletiva para assegurar o mesmo direito aos seus filiados, reforçando o compromisso da entidade na defesa da igualdade, dignidade e proteção integral dos servidores do judiciário baiano.

FONTE/CRÉDITOS: SINTAJ
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também