Durante todo o mês de outubro, a fachada do Sindsefaz será iluminada em tom rosa, como gesto simbólico de adesão à campanha nacional que incentiva o autocuidado e a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Ao iluminar sua fachada de rosa, o Sindsefaz reforça a importância da prevenção ao câncer de mama. A ação quer lembrar servidoras, servidores e a comunidade de que o diagnóstico precoce salva vidas.
O Outubro Rosa acontece há mais de duas décadas, mas ganhou destaque no Brasil a partir de 2003, no primeiro governo do presidente Lula, que criou a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então foi iniciada a construção de um leque de políticas públicas de combate à violência, estímulo à autonomia econômica, de saúde e educação das mulheres.
Este ano, uma das medidas mais significativas anunciadas pelo Ministério da Saúde é a ampliação do acesso à mamografia para mulheres de 40 a 49 anos, mesmo sem sinais ou sintomas da doença. De acordo com a iniciativa, essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura. A medida foi anunciada em setembro, pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
Comentários: