Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindiquímica e trabalhadores da Unigel na defesa dos empregos e da soberania nacional no setor de fertilizantes

O Sindiquímica vem fazendo cobranças direta à empresa e aos governos estaduais e federal

Sindiquímica e trabalhadores da Unigel na defesa dos empregos e da soberania nacional no setor de fertilizantes
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Trabalhadores ativos e demitidos da Unigel Agro estão mobilizado, junto com o Sindiquímica Bahia, na defesa dos empregos e aguardam do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e da direção da Petrobras a agilidade no processo de negociação para decidir os rumos da empresa.

A petroquímica, que desde 2019 é responsável pelas fábricas de fertilizantes de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), enfrenta uma crise operacional que ameaça os postos de trabalho dos cerca de 600 funcionários direitos e indiretos. Ao longo do ano, houve sucessivas demissões na Unigel Agro, e ameaças de demissão em massa na Acrinor.

A Unigel fez um pedido de recuperação extrajudicial, anunciando prejuízos financeiros por conta da conjuntura global de queda da rentabilidade do setor petroquímico, com o aumento dos custos de produção e da cadeia de suprimentos, especialmente o gás natural, além da concorrência de produtores químicos mundiais.

Leia Também:

O Sindiquímica vem fazendo cobranças direta à empresa e aos governos estaduais e federal, para encontrar uma solução que não prejudique ainda mais os trabalhadores e a economia do país, cujas atividades agrícolas dependem da produção de fertilizantes.

No início do mês, dia 02, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia discutiu a retomada das atividades da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), em Camaçari. A sessão contou com a participação de parlamentares, sociedade civil, sindicatos e dos trabalhadores do Grupo Unigel e também da Refinaria de Mataripe, que também era tema da audiência.

Durante a sessão foi destacada a importância da produção de fertilizantes para a economia agrícola da Bahia, estado que, com seus 56 milhões de hectares, tornou-se um celeiro na produção de alimentos, não podendo ficar dependente da importância de fertilizantes.

A indecisão em relação à Unigel na Bahia gera um desgaste psicológico e emocional para os trabalhadores direto e também para toda a cadeia produtiva afetada. A oferta de fertilizantes é uma questão de interesse nacional e atinge diretamente a economia e a dinâmica industrial da Bahia.

FONTE/CRÉDITOS: Sindiquímica
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também