Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindiquímica cobra providências imediatas da Bahiagás diante de dívidas trabalhista

Basta de descaso. Respeito aos trabalhadores

Sindiquímica cobra providências imediatas da Bahiagás diante de dívidas trabalhista
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sindiquímica Bahia exige uma ação imediata da Bahiagás diante do grave cenário de violações trabalhistas e riscos à integridade física de trabalhadores envolvidos na obra do Gasoduto Sudoeste, em Jequié. A situação é insustentável e compromete a dignidade, a segurança e a vida de mais de uma centena de operários e técnicos.

Há três meses, 105 trabalhadores contratados pelas empresas CGN (Consórcio Gás Natural) e TD Construtora não recebem seus salários. O FGTS está sem recolhimento há 10 meses, e os demitidos sequer tiveram suas rescisões pagas. Em consequência, muitos foram despejados das casas alugadas pela própria construtora, pela falta de pagamento dos aluguéis, estando em situação de penúria, fome e desamparo.

O problema tem gerado um caos na cidade, com os trabalhadores fazendo mobilização de cobrança dos seus direitos, pois precisam garantir sua alimentação e moradia, entre outras despesas emergenciais.

Leia Também:

A Bahiagás, como empresa pública responsável pela obra e co-responsável pela fiscalização dos contratos, não pode se eximir de sua responsabilidade. O investimento bilionário de R$ 435 milhões no Gasoduto Sudoeste, anunciado como estratégico para o Estado da Bahia, não pode se efetivado sobre a exploração e o sofrimento dos trabalhadores.

Além das consequências econômicas e sociais provocadas pelas dívidas trabalhistas, a insegurança tem escalado para ameaças concretas. Trabalhadores concursados e terceirizados da própria Bahiagás vêm sendo constrangidos publicamente e, agora, também ameaçados por ex-funcionários da CGN. Há registros de mensagens com teor de ameaça circulando em grupos de WhatsApp e até de tentativa de invasão da base da companhia por um ex-funcionário em estado de descontrole.

A ausência de segurança privada na base de Jequié e a exposição dos trabalhadores, que circulam pela cidade com uniformes e veículos identificados com a marca da empresa, os coloca em risco direto. O clima de tensão e medo é crescente e exige resposta urgente.

O Sindiquímica Bahia cobra o pagamento imediato dos salários, rescisões e regularização do FGTS dos trabalhadores da obra e a adoção de medidas emergenciais para garantir a segurança de todos os funcionários que atuam em Jequié. Além disso, exigimos transparência da Bahiagás sobre as ações que estão sendo tomadas para resolver o problema.

Basta de descaso. Respeito aos trabalhadores

FONTE/CRÉDITOS: Sindiquimica
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também