A direção do Sindipetro Bahia participou de uma reunião com a nova gerente geral da UN-BA, Vania Maria Quariguasi Franca Legrand, para apresentar diversas demandas da categoria e solicitar soluções para elas.
Um dos assuntos tratados foi a péssima condição da rodovia BA 526, que leva à Fazenda Bálsamo. Atualmente, gasta-se uma hora para percorrer 10 quilômetros nesta estrada. Apesar de ser citada na reunião, foi ressaltado também que a demanda já foi tratada pelo deputado Radiovaldo Costa, a coordenadora do Sindipetro, Elizabete Sacramento e o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, em reunião com a diretoria da Petrobras com o governador Jerônimo Rodrigues no início de Setembro. No entanto, o Sindipetro salientou que a estrada vicinal é de responsabilidade da Petrobrás.
Após a reunião, a gerente geral se comprometeu a analisar e dar uma resposta à entidade sindical sobre todas as reivindicações e questões apresentadas.
Acompanhe abaixo as demandas tratadas na reunião que aconteceu no Edifício Torre Pituba, em Salvador, na terça-feira (08):
Inspetor de equipamento– O Sindipetro chamou atenção para o número de profissionais abaixo do efetivo mínimo necessário. São apenas quatro trabalhadores para cobrir toda a UN-BA. No entanto, o Certificado de Inspeção de Equipamentos de Segurança (SPIE), determina o mínimo de 11 trabalhadores. Ou seja, há um déficit de sete empregados.
Auditoria de Inspeção de Equipamentos – A última inspeção, realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), foi em outubro de 2023. A entidade sindical pontuou a necessidade de uma nova inspeção.
Alimentação– O Sindipetro levou ao conhecimento da GG que as bases de Taquipe, Santiago e Estação Vandemir Ferreira (EVF) estão reclamando da qualidade da alimentação.
Folga de campo – Historicamente, na sexta ou segunda-feira da data posterior ao dia 25, os trabalhadores tiravam folga compensada para resolver suas questões pessoais (banco, médico e outros) em Salvador. Mas desde 2019 este benefício foi retirado e a reivindicação é pela sua volta.
Desconto do tempo do café da manhã – Os trabalhadores reclamam dos descontos efetuados no salário referente ao tempo determinado para que eles tomem o café da manhã, que é de 22 minutos. O Sindipetro reivindicou o fim destes descontos.
Espaço de Ambiência – Outra demanda discutida foi a reivindicação da força de trabalho da instalação de uma área de lazer, com jogos como baralho, dominó e também TV, para ser usada durante o horário de descanso.
Sobreaviso– Os trabalhadores querem um técnico de segurança de sobreaviso em Taquipe no horário noturno, pois atualmente só existe o regime de sobreaviso durante o dia.
CIPA– Foi solicitada a unificação das CIPAs Bahia Norte e Bahia Centro, com uma presidência e um corpo diretivo únicos. A unificação não reduz o número de cipistas. Eles também querem a ampliação do prazo do mandato para dois anos.
Fundo garantidor – O Sindipetro reivindicou o fim das burocracias para facilitar a execução do fundo garantidor, que consta no Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários da Petrobras, com o intuito de garantir o pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores terceirizados no caso de falência da empresa e até mesmo para evitar calotes.
Representando o sindicato, estavam presentes a coordenadora geral do Sindipetro, Elizabete Sacramento e os diretores da entidade sindical, Francisco Régis, Jorge Mota, Luciomar Machado e Valnilton Cruz. E ainda o petroleiro e deputado estadual, Radiovaldo Costa.
Pela Petrobrás, além da gerente geral, participaram da reunião, o assessor do gabinete da presidência da estatal, Leonardo Urpia e Anisvaldo Daltro, do setor de Relações Institucionais Nordeste da Companhia.
Comentários: