Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro-BA demonstra preocupação com reuniões do atual CA da Petrobrás

Para o Sindipetro, o Conselho que ainda tem na sua composição representantes do ex-presidente Bolsonaro, não pode ter autonomia para decisões

Sindipetro-BA demonstra preocupação com reuniões do atual CA da Petrobrás
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira, dia 28/02, o Conselho de Administração (CA) da Petrobrás, principal instância decisória da estatal, vai se reunir. Ainda há outra reunião ordinária do Conselho prevista para o final do mês de março, além da possibilidade de reuniões extraordinárias que podem ser marcadas.

Para o Sindipetro Bahia, o Conselho que ainda tem na sua composição representantes do ex-presidente Bolsonaro, não pode ter autonomia para tomar decisões importantes, que sejam pautadas por uma visão que não corresponde à orientação política do governo Lula, que é quem hoje controla a Petrobrás, essa grande e importante empresa brasileira.

Ao todo são 11 conselheiros. Destes, temos a certeza dos votos de apenas dois, que são a representante dos empregados no CA, Rosangela Buzanelli e o novo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates. Cinco destes conselheiros foram indicados por Bolsonaro, inclusive o presidente do Conselho, três são minoritários e 1 foi Indicado pelos Acionistas Detentores de Ações Preferenciais para eleição em separado.

Leia Também:

Para o Sindipetro, este Conselho não tem legitimidade para tomar nenhuma decisão que venha interferir no futuro da Petrobrás e que seja contrária à nova política instituída pelo governo Lula para a estatal.

Pelas regras de governança da Petrobrás, o novo Conselho, com seis nomes indicados pelo governo Lula (incluindo o presidente da estatal, Jean Paul Prates), só será eleito no dia 07/04, na assembleia de acionistas. Em seguida, os nomes dos indicados vão ter o currículo avaliado por um comitê da empresa para só então assumirem seus mandatos. Até lá, na prática, a estatal segue sob a influência do governo Bolsonaro. Devido a esta difícil situação, o Sindipetro espera que o CA não paute nenhum assunto importante e deixe as decisões serem tomadas pelo próximo Conselho.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também