Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindipetro-BA celebra retomada de projetos socioambientais da Petrobras na Bahia

Para a coordenadora-geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, o evento simboliza mais que um investimento financeiro

Sindipetro-BA celebra retomada de projetos socioambientais da Petrobras na Bahia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Bahia foi palco de um momento marcante nesta segunda-feira (2), com a cerimônia de celebração de parcerias com organizações da sociedade civil no edital Petrobras Socioambiental, totalizando quase R$43 milhões destinados a projetos no estado. Em evento no Hotel Fiesta, em Salvador, representantes do estado, movimentos sociais e lideranças sindicais celebraram a retomada dos investimentos da estatal, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento social e ambiental na região que viu nascer uma gigante do petróleo.

Para a coordenadora-geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, o evento simboliza mais que um investimento financeiro: é uma reafirmação da presença da Petrobras na Bahia, após anos de retrocessos. “Foi graças à luta dos trabalhadores e trabalhadoras, à resistência sindical e à democracia que conseguimos reverter um cenário crítico. A Petrobras quase deixou de existir na Bahia, mas estamos reconstruindo com um governo que pensa na sociedade e no povo brasileiro. Nosso objetivo é que a empresa continue levando dignidade e perspectivas para a vida das pessoas”, afirmou.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, destacou o impacto dos projetos socioambientais e a importância de sua continuidade. “Essa área da Petrobras [Responsabilidade Social] foi desmontada nos últimos anos, mas agora, com os novos editais, temos quase R$500 milhões investidos no país em projetos que conectam a empresa à sociedade. Esses programas ajudam as pessoas a entender o papel social da Petrobras, mostrando que ela vai além de lucros: é uma empresa do povo brasileiro.”

Leia Também:

O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) lembrou a origem da estatal na Bahia. “Foi aqui que a Petrobras nasceu e cresceu. O petróleo de Catu (BA) financiou a Bacia de Campos (RJ), e agora é hora de retribuir. A Bahia tem uma dívida histórica a receber, e esse momento marca o início dessa retribuição.”

José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, ressaltou o papel transformador da estatal. “A Petrobras quer ser mais do que uma referência em petróleo: queremos ser uma referência em direitos humanos e inclusão social. Esses projetos mostram que estamos de fato investindo onde as pessoas mais precisam, conectando a empresa às comunidades e reconstruindo a confiança na maior companhia do Brasil.”

Para Vânia Legrand, gerente-geral da UN Bahia, a Petrobras reforça o compromisso com o social, consolidando sua presença e atuação em todo o estado. “Estamos de volta à Bahia, retomando nosso papel de motor econômico e social. A história nos une a esta terra, e é aqui que reafirmamos nosso compromisso com a sociedade brasileira”, declarou.

A assinatura dos contratos não é apenas um ato administrativo, mas um marco de segurança. Para o Sindipetro-BA, o evento simboliza uma vitória coletiva dos trabalhadores e um horizonte de novas possibilidades para o povo baiano.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa Sindipetro Bahia
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também