Em alusão a campanha do Novembro Azul, a fachada da sede do Sindsefaz, mais uma vez, está colorida à noite, com uma iluminação azul, como acontece em todos os anos no mês de novembro. A iniciativa marca a participação da entidade na campanha nacional pela conscientização e combate ao câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha chegou ao Brasil em 2011, através do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. No Nordeste, a situação também é alarmante. Dados mostram que a taxa de mortalidade é significativa, com uma média de aproximadamente 15,9 mortes a cada 100 mil habitantes, superior à média nacional.
Ao longo do mês o Sindsefaz vai promover diversas pequenas iniciativas para chamar a atenção à campanha. Além da nossa fachada, produziremos matérias e entrevistas sobre o tema, além de distribuir lembrancinhas alusivas ao Novembro Azul aos nossos associados.
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