O Sindae esteve na manhã desta quarta-feira (20/09) na Estação de Tratamento de Água - ETA de Conceição da Feira, sistema de abastecimento de água ligado à Unidade Regional de Feira de Santana – UNF, para dialogar com os operadores e realizar eventuais levantamentos de melhorias das condições de trabalho no local. De acordo com informações da UNF, a ETA de Conceição da Feira, que é a segunda maior da Embasa, é responsável por 100% do abastecimento de água do município de Feira de Santana e de mais cinco municípios da região.
Em conversa com operadores e funcionários da ETA, embora a estação tenha uma excelente infraestrutura e boa conservação, o sindicato foi alertado para a necessidade de cobrar da empresa maior reforço na segurança e proteção da incolumidade física dos (das) operadores (as), já que se trata de um local perigoso e onde trabalhadores (as) estão altamente vulneráveis a ataques de terceiros, como assaltos e outras violências. Para se ter um exemplo, apesar da ETA contar com segurança patrimonial armada, sendo um pelo dia e dois à noite, no ano passado a estação foi invadida por ladrões, felizmente só houve perdas materiais.
Segundo opinião dos (das) trabalhadores (as) do local, pelo tamanho da ETA, o ideal seria dois vigilantes por turno, tanto pelo dia como à noite, adicionando à infraestrutura de segurança equipamentos de câmeras de segurança (videomonitoramento) e um plano de emergência em caso da ETA ser invadida. Os (as) trabalhadores (as) também reclamaram da falta de acesso à Intranet da Embasa para os (as) operadores que laboram a partir das 18 horas. Além do levantamento das necessidades de melhorias, o sindicato aproveitou o momento para tirar algumas dúvidas dos (das) trabalhadores (as) sobre o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2023/2025.
Ainda nesta quarta-feira, à tarde, o Sindae se reuniu em Feira de Santana com o Gerente da UNF, Raimundo Neto, que se comprometeu em buscar uma solução para as demandas levantadas pelo Sindae.
Seguindo o seu planejamento estratégico, definido no final do ano passado, o Sindae vem intensificando o processo de fiscalização das condições de trabalho nas unidades operacionais da Embasa.
Representando o Sindae, estiveram presentes nesta visita à ETA o Diretor de Imprensa, Divulgação e Mobilização, Erick Maia, o Diretor da Região Sudoeste, Luciano Leal, e o Diretor de Base de Feira de Santana, Clovis Filho.
Comentários: