Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae se reúne com a FGV para apresentar prioridades da categoria para a revisão do PCSC da Embasa

Na reunião com a FGV, o sindicato cobrou a participação do maior número possível de trabalhadores(as) no processo de escuta

Sindae se reúne com a FGV para apresentar prioridades da categoria para a revisão do PCSC da Embasa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (13/05), a direção do Sindae se reuniu com técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pela Embasa para elaboração dos estudos de revisão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras da Embasa (PCSC). Na ocasião, o Sindae apresentou as principais demandas da categoria.

No final do ano passado, o Sindae enviou à Embasa um ofício contendo os resultados de uma consulta realizada com os(as) trabalhadores(as) sobre a revisão PCSC. Por um período de 15 dias, a entidade disponibilizou um formulário em seu site para colher informações dos(as) trabalhadores(as) sobre o plano. Essa iniciativa resultou em 435 formulários preenchidos, que geraram 611 sugestões organizadas em 18 categorias, permitindo a identificação de tendências e demandas comuns.

Esse material também foi entregue à FGV nesta tarde e será essencial para a elaboração de um PCSC mais eficaz e representativo. As contribuições vieram de diversas funções dentro da empresa e de mais de 100 municípios da Bahia, abrangendo todas as Unidades Regionais, a capital e a Região Metropolitana de Salvador, refletindo um panorama significativo das expectativas dos(as) trabalhadores(as) em relação à revisão do PCSC.

Leia Também:

Na reunião com a FGV, o sindicato cobrou a participação do maior número possível de trabalhadores(as) no processo de escuta que está sendo realizado pela Fundação, destacando ainda temas como: discrepâncias salariais, progressão vertical de carreira, desextinção de cargos considerados estratégicos para a companhia e manutenção da promoção por antiguidade a cada três anos.

Para o Sindae, a importância do PCSC vai muito além da simples definição de salários, devendo funcionar como um instrumento de transparência nas relações de trabalho, estabelecendo critérios claros para progressão na carreira e valorização dos(as) empregados(as). Um PCSC bem estruturado tem o potencial de aumentar a motivação, reter talentos e melhorar o clima organizacional.

Na ocasião, o Sindae reforçou ainda sobre a importância de um  PCSC justo e equitativo para todos(as). A FGV tem um prazo contratual de elaboração da proposta de revisão do PCSC até outubro deste ano, contudo, o sindicato cobrou agilidade para que os trabalhos sejam concluídos com a maior brevidade possível.

Em breve, o sindicato estará se reunindo novamente com a FGV para avaliação do desenvolvimento dos trabalhos.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também