Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae constata riscos graves à saúde do trabalhador em atividades operacionais e de campo no SAAE de Valença

Na ocasião, foram visitadas duas ETAs, onde o sindicato pode constatar a necessidade de intervenções urgentes

Sindae constata riscos graves à saúde do trabalhador em atividades operacionais e de campo no SAAE de Valença
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (7), o Sindae esteve acompanhando uma avaliação, realizada por uma empresa especializada contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença - SAAE, que verificou as condições ambientais de saúde e segurança enfrentadas pelos Operadores de Estação de Tratamento de Água (ETA) e pelos trabalhadores de campo da autarquia de saneamento ambiental.

Na ocasião, foram visitadas duas ETAs, onde o sindicato pode constatar a necessidade de intervenções urgentes, tanto para garantir a incolumidade física dos servidores, que se encontram em condições degradantes de grande exposição a acidentes graves e iminentes, devido à deterioração e falta de investimento na infraestrutura do ambiente de trabalho, quanto à exposição a riscos químicos, biológicos, de choques elétricos e até mesmo de explosão. Tudo isso sem que a autarquia ofereça garantias mínimas de segurança, equipamentos de proteção coletiva (EPC) ou individual (EPI), ou mesmo realize treinamentos necessários à prevenção e proteção do trabalhador.

Nas atividades de campo, por exemplo, além da falta de EPIs, EPCs e treinamentos específicos, esses trabalhadores, que são verdadeiros guerreiros, têm que improvisar ferramentas e não recebem nenhum tipo de orientação de profissional da área de saúde e segurança, atuando em um ambiente totalmente insalubre, com a exposição direta a esgotos residenciais no trabalho de manutenção de redes e ramais, incluindo aqueles que laboram com redes de água e com a recomposição de pavimentação.

Leia Também:

Diante desses enormes problemas, o Sindae se reunirá amanhã (8), pela manhã, com o recém-empossado diretor do SAAE, oportunidade em que cobrará providências da autarquia para que essas condições de trabalho sejam realizadas dentro dos padrões de saúde e segurança exigidos.

Outra reivindicação que será apresentada é pela manutenção dos pagamentos dos adicionais de insalubridade, uma vez que ficou muito claro que esses trabalhadores estão em superexposição a riscos, principalmente a agentes químicos e biológicos, sendo que o SAAE não tem dado condições que atenuem ou neutralizem tais situações.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também