Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Sabado, 08 de Novembro de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae cobra explicações da Embasa por interpretação equivocada de regra sobre horas extras que retira direitos de operadores(as)

Historicamente, a Embasa sempre pagou horas extras aos trabalhadores que atuam em regime de turno nos dias de feriado

Sindae cobra explicações da Embasa por interpretação equivocada de regra sobre horas extras que retira direitos de operadores(as)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27/10) com o Diretor de Gestão Corporativa (DG) da Embasa, Jazon Júnior, o coordenador-geral do Sindae, Aloísio Filho, e o diretor regional Sudoeste, Erick Maia, cobraram explicações da empresa sobre um comunicado emitido na semana passada, no qual a Embasa faz uma interpretação equivocada da cláusula 55ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que trata do turno de revezamento e fixo.

Embora a cláusula tenha sido implementada desde de 2013, de acordo com o novo entendimento da Embasa, somente serão pagas horas extras aos operadores(as) em escala de turno quando o feriado coincidir com o domingo, o que é um completo absurdo!

Historicamente, a Embasa sempre pagou horas extras aos trabalhadores que atuam em regime de turno nos dias de feriado, sem qualquer questionamento a esse respeito. A referência aos domingos, e a consequente definição de pagamento de horas extras nesses casos, decorria apenas do entendimento de que o trabalho dominical não gerava hora extra, exceto quando o domingo fosse feriado. Agora, de forma totalmente descabida e com o claro intuito de retirar direitos históricos dos(as) trabalhadores(as), a empresa adota uma interpretação extravagante da cláusula, o que representa um desrespeito e uma tentativa de constranger a categoria. O Sindae não aceitará!

Leia Também:

Durante a conversa com o diretor da DG, o sindicato exigiu a revogação imediata do comunicado e propôs o aprimoramento da redação do ACT, por meio de aditivo, para deixar ainda mais claro o entendimento que vem sendo aplicado ao longo dos anos e que já faz parte do patrimônio jurídico da categoria.

Na ocasião, a entidade também cobrou o pagamento do vale-alimentação para os(as) operadores(as) que realizam o 13º turno ou mais. A DG se comprometeu a reunir sua equipe e apresentar um posicionamento nos próximos dias.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também