Blog do Trabalhador - Notícia no tempo certo

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025

Notícias/Fique Sabendo

Sindae Cobra Ampliação Urgente de Vagas no Concurso Público da Embasa

O Sindae destacou que uma parte significativa da terceirização na Embasa é irregular

Sindae Cobra Ampliação Urgente de Vagas no Concurso Público da Embasa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em reunião realizada nesta sexta-feira (24/01), na sala da presidência da Embasa, em Salvador, representantes da empresa e do Sindae discutiram medidas relacionadas ao cumprimento da Ação Civil Pública, que trata da realização de concursos públicos com vistas à eliminação da terceirização ilegal. 

Na ocasião, o Sindae destacou que uma parte significativa da terceirização na Embasa é irregular, uma vez que há subordinação direta entre trabalhadores (as) terceirizados (as) e os (as) gerentes da empresa, o que configura uma prática ilegal. Além disso, os concursos realizados nos últimos anos não foram suficientes para repor o número de trabalhadores (as) que deixaram a empresa por aposentadoria, criando um grande déficit de pessoal.

Diante desse cenário, o Sindae exige que a Embasa chame imediatamente todos os (as) aprovados (as) no cadastro reserva do concurso de 2022. O sindicato também cobra a realização de novos certames e a recriação de funções estratégicas que foram extintas, como Monitor de Obras e Serviços, Laboratorista, Pitometria e Assistente de Informática. Para isso, o coordenador do Sindae, Grigorio Rocha, solicitou a anulação da última revisão do Plano de Cargos, Salários e Carreiras (PCSC), que resultou na extinção de tais funções.

Leia Também:

Ainda no que tange ao concurso em andamento até março de 2025, o sindicato reforçou a necessidade de convocação de mais trabalhadores (as) de diversas áreas, com destaque para a urgência na contratação de profissionais técnicos de segurança do trabalho. Em diversos parques da Embasa, essa função está sendo realizada por terceirizados (as), o que, além de ilegal, compromete a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

A Embasa, por sua vez, comprometeu-se a avaliar a convocação dos aprovados (as) no cadastro reserva enquanto o concurso estiver em vigor, e também a iniciar a preparação de um novo certame, com lançamento de edital previsto para o final de 2025.

Vamos à luta!

FONTE/CRÉDITOS: Sindae
Comentários:
+colunistas

Publicado por:

+colunistas

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também