Nesta sexta-feira (07/03), representantes do Sindae estiveram reunidos com o superintendente de Operação da Região Sul da Embasa, Paulo Fernando, na sede da empresa, em Salvador, para cobrar urgência na liberação da água da barragem do Zabumbão para o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Macaúbas.
A barragem do Zabumbão, localizada em Paramirim (BA), é um dos principais mananciais da região, fundamental para o abastecimento e o desenvolvimento do Médio São Francisco baiano. Dentro dela, foi implantado o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Boquira/Zabumbão, projetado para atender cerca de 144 mil pessoas em aproximadamente 10 municípios, incluindo Macaúbas.
Segundo a Embasa, a formalização de um contrato entre a empresa e o município de Macaúbas ainda está em andamento. No entanto, a população, que há anos tem aguardado a conclusão dessa obra fundamental para garantir maior regularidade no fornecimento de água, não entende a razão de entraves burocráticos impedirem o acesso inadiável desse recurso essencial.
Na reunião com o superintendente, o Sindae foi categórico ao cobrar da Embasa mais sensibilidade e agilidade para resolver essa situação. Água é um direito básico.
O Sindae seguirá pressionando para que esse contrato seja firmado o mais rápido possível e para que a água da barragem do Zabumbão chegue, sem mais delongas, às torneiras dos (das) macaubenses.
Vamos à luta!
Comentários: